Home / Notícias / Nova tecnologia acaba com olheiras

Nova tecnologia acaba com olheiras

Tecnologia de luz pulsada acaba com as olheiras, rosácea e síndrome do olho seco.

Compressas, cremes, mais horas de sono, nada disso acaba com os ‘olhos de panda’ que detonam a beleza e imprimem aparência de cansaço à muitas mulheres. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a causa mais frequente das olheiras é a maior vascularização da pele abaixo dos olhos. Isso é mais comum em pessoas alérgicas pela repetida descamação e fricção da fina pele ao redor dos olhos durante as crises de alergia.

O médico afirma que também pode estar relacionada ao olho seco, que no Brasil atinge 12% da população, na proporção de 3 mulheres para cada homem. Os sintomas da síndrome que no inverno é impulsionada pelo aumento da poluição e tempo seco são: coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, visão embaçada e em alguns casos dor de cabeça.

O problema é que nem todos os desconfortos sempre surgem simultaneamente. Por isso, parte das pessoas não percebem que estão com os olhos ressecados. Na mulher as variações dos hormônios sexuais contribuem com a maior predisposição ao olho seco. “Isso porque, estes hormônios influem na produção da lágrima que é formado por três camadas: aquosa, lipídica e proteica. Qualquer alteração em uma dessas camadas provoca a síndrome”, afirma o oftalmologista.

Outros fatores relacionados ao maior índice de olho seco na população feminina são: maior uso de lente de contato, tomar anticoncepcional continuamente e a penetração de cosméticos nos olhos.

Consequências

O médico ressalta que a lágrima é essencial para a boa visão porque tem a função de proteger, alimentar, umectar e manter limpa a superfície de nossos olhos. “Hoje todas as faixas etárias estão expostas ao ressecamento da lágrima causada pelo uso prolongado do computador, tablet ou celular”, salienta.

Pesquisas internacionais mostram a maior causa do olho seco no mundo todo é a disfunção de pequenas glândulas nas bordas das pálpebras que diminui a produção da camada gordurosa da lágrima, responsável por regular a evaporação da parte aquosa. O oftalmologista afirma que é muito comum a disfunção dessas glândulas estar associada à rosácea. Isso porque, a pele da face tem canais de comunicação com as pálpebras. A doença é uma inflamação crônica na pele próxima às pálpebras que se espalha pela face e é caracterizada pelo crescimento anormal de vasos na pele, vermelhidão e inchaço.

Novo tratamento

A boa notícia é que o tratamento do olho seco está passando por uma revolução. É a tecnologia de luz pulsada que estimula as pequenas glândulas localizadas na borda das pálpebras e destrói os vasos anormais da pele. Por isso, elimina simultaneamente o olho seco, as olheiras e o processo inflamatório provocado pela rosácea.

O médico destaca que a nova tecnologia já é utilizada em 40 países. O tratamento completo inclui três aplicações de luz pulsada, sendo uma por mês. “A luz pulsada elimina o olho seco diminuindo a viscosidade da camada gordurosa da lágrima para que seja distribuída de forma uniforme na superfície do olho, explica. A destruição dos vasos anormais abaixo das pálpebras inferiores clareia a pele e eliminam a rosácea”, explicou.

Para ele as principais vantagens da nova terapia são: combater três alterações com um único tratamento. diminuir o custo a longo prazo e a irritação do olho causado pelo uso compulsivo de colírios lubrificantes com conservante e cremes ao redor dos olhos.

Dicas de prevenção

As dicas do oftalmologista para manter a pele clara ao redor dos olhos é evitar coçar ou esfregar vigorosamente a região. Dormir de seis a 8 horas/dia mantém o sistema imunológico em equilíbrio. O olho seco pode ser prevenido incluindo na alimentação fontes de ômega 3 encontrado na semente de linhaça, salmão, sardinha e bacalhau.

Fonte: Folha Vitória

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes