Home / Notícias / Novartis lança aplicativo para pacientes diabéticos

Novartis lança aplicativo para pacientes diabéticos

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, há aproximadamente 14 milhões de pessoas com Diabetes tipo 2 no Brasil.1 Desse total, apenas 50% são diagnosticados2 e  73% desses pacientes não estão bem controlados.3 Para facilitar o dia a dia de médicos e pacientes no tratamento do diabetes tipo 2, a Novartis desenvolveu o aplicativo Glico2. O objetivo da ferramenta é acompanhar o registro diário de glicemia dos pacientes diabéticos e auxiliar no controle da doença.

“Esse tipo de ferramenta tem se mostrado bastante útil, porque facilita que o paciente tenha um melhor controle da doença e possa compartilhar essas informações com seu médico” comenta Dr. André Vianna, diretor executivo do Centro de Diabetes Curitiba e coordenador do Departamento de Novas Terapias da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Como o paciente acaba tendo acesso a um conteúdo compilado sobre a doença, isso o auxilia na adesão ao tratamento e estabelece um melhor relacionamento com o médico”.

Como funciona?

Com base nos dados diários fornecidos pelo paciente, o aplicativo elabora relatórios de controle glicêmico e planilhas de evolução do tratamento, calcula o índice de massa corporal, dicas de saúde e alerta sobre a compra dos medicamentos. Além disso, todos esses dados podem ser compartilhados com o médico, auxiliando no monitoramento e na gestão diária das medições de glicemia beneficiando a qualidade de vida dos pacientes.

Para utilizar essa ferramenta, é necessário que médicos e pacientes baixem o aplicativo em seu smartphone ou tablet (Android e IOS) ou acessem através de um computador e façam o cadastro. O Glico2 ainda oferece um blog com dicas de alimentação e nutrição, além de receitas saudáveis sobre o diabete tipo 2, atualizado semanalmente. (www.glico2.novartis.com.br)

Programa de Adesão

Pensando em prover soluções inovadoras aos pacientes, além da plataforma para diabéticos, a Novartis, conta com o Vale Mais Saúde (VMS), um programa de adesão ao tratamento.  O VMS visa auxiliar pacientes de doenças crônicas a seguirem as recomendações médicas relacionadas ao tratamento medicamentoso e também às melhorias na dieta, prática de atividades físicas e estilo de vida. O programa, que existe há mais de 10 anos, oferece para mais de 4.5 milhões de pacientes assessoria alimentar, orientações para exercícios pulmonares e físicos, materiais disponíveis na web, além de descontos nos medicamentos das marcas Novartis e Alcon.

 

Sobre Diabetes tipo 2

Diabete tipo 2 é uma doença assintomática e pode ser desenvolvido pelos maus hábitos alimentares e sedentarismo, mas algumas pessoas, especialmente as mulheres, possuem mais propensão3 a desenvolver diabetes. A doença é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, que podem causar sérios problemas de saúde4. Por isso, é importante que os pacientes diabéticos registrem o dia a dia dos testes de glicemia e tenham acompanhamento médico.

Para mais informações sobre diabetes tipo 2, acesse o Portal Diabetes 2 que conta com artigos, notícias e informações médicas para ajudar no tratamento, com dicas de saúde, bem-estar, alimentação e conhecimentos gerais da doença. (www.diabetestipo2.novartis.com.br)

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes