Home / Notícias / Novo projeto terá ‘catálogo’ de material genético de crianças com câncer no DF

Novo projeto terá ‘catálogo’ de material genético de crianças com câncer no DF

Projeto da Abrace e do Hospital da Criança de Brasília pretende agilizar diagnóstico e aumentar taxa de cura

Para melhorar o diagnóstico de câncer e de doenças raras no Hospital da Criança de Brasília, a Abrace – ONG que presta assistência a famílias de crianças com câncer – vai aumentar o investimento em pesquisa. A novidade da parceria com o hospital é o projeto Biobanco, que coleta, armazena, cataloga, organiza e disponibiliza amostras biológicas para investigações científicas.

Na prática, o Biobanco representará um avanço no trabalho do Centro Integrado e Sustentável de Ensino e Pesquisa (Cisep), que já realiza várias pesquisas com medula óssea para os estudos diretamente ligados a leucemia pediátrica.

O objetivo do projeto é fazer com que as pesquisas sejam realizadas para todos os tipos de câncer. A amostra biológica de cada paciente será coletada e armazenada. Com os estudos em mãos, a missão é aumentar a taxa de cura e diminuir o sofrimento dos pequenos, ao agilizar diagnósticos.

O dinheiro para tocar o projeto será recolhido neste sábado (25), com as vendas de produtos de uma rede de fast food.

Pesquisa do laboratório Biobanco, do Hospital da Crianca de Brasília, pode amenizar os efeitos colaterais do tratmento de câncer em crinaças.  (Foto: Reprodução/EPTV)Pesquisa do laboratório Biobanco, do Hospital da Crianca de Brasília, pode amenizar os efeitos colaterais do tratmento de câncer em crinaças.  (Foto: Reprodução/EPTV)

Pesquisa do laboratório Biobanco, do Hospital da Crianca de Brasília, pode amenizar os efeitos colaterais do tratmento de câncer em crinaças. (Foto: Reprodução/EPTV)

A diretora técnica e coordenadora do Núcleo de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital da Criança de Brasília, Isis Magalhães, comemorou a elaboração do projeto e os resultados que podem ser alcançados.

“Eu, como médica, posso voltar ao material genético guardado no diagnóstico de uma criança para redirecionar o tratamento quando uma recente descoberta científica nos trouxer novas tecnologias diagnósticas e possibilidades terapêuticas”, explicou.

Fonte: G1

Sobre farmaleachou

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes