Home / Notícias / O que fazer após “torcer o pé”?
Ankle pain, foot painful point.

O que fazer após “torcer o pé”?

Se o tecido lesionado não for cuidado da forma correta, o que inclui a fisioterapia, pode gerar instabilidade crônica do tornozelo

Seja andando, descendo escadas ou mesmo não conseguindo desviar de um buraco na calçada, a famosa “torção no pé” – que se chama, na verdade, entorse de tornozelo – pode acontecer. E mesmo que não seja grave a princípio, sem o devido cuidado, torna-se um grande problema para a mobilidade, prejudicando a qualidade de vida e movimentos básicos.

Na maioria dos casos, a entorse atinge os ligamentos do tornozelo, podendo se tratar de um estiramento ou rompimento, com lesões de intermediárias a graves. O Ortopedista Dr. Renato Masagão explica que existe um paralelo entre o grau da lesão e o grau de incapacidade e de dor. “Quanto mais grave, mais dor e maior a dificuldade de mover o tornozelo”.

O primeiro passo para tratar é identificar o que de fato aconteceu, e qual a extensão do dano, por meio do exame clínico e de imagem. A partir daí, é analisada qual a melhor opção de tratamento que, raramente, inclui cirurgia. De uma forma geral, é uma combinação de imobilização, repouso e fisioterapia. “Antigamente, se colocava gesso na região afetada e o deixavam lá por muito tempo. Mas, hoje, já se sabe que ficar parado muito tempo não é bom, e à medida que os tecidos machucados vão cicatrizando, é preciso complementar o tratamento com a fisioterapia”, explica o especialista.

“Essa etapa do tratamento é essencial, porque diminui as dores, ajuda a fortalecer os músculos da região, trabalha e estimula a propriocepção, o equilíbrio e a flexibilidade, o que possibilita o retorno às atividades diárias, proporcionando um bom controle da articulação. Além disso, o trabalho do fisioterapeuta é também reeducar o pé para evitar novos entorses e quedas, conquistando ainda uma postura melhor e movimentos perfeitos e eficazes”, conta a fisioterapeuta Gislaine Milena Marton, proprietária da clínica Quality Fisio & Pilates.

Os ligamentos existem para “segurar, unir” um osso no outro, proporcionando estabilização e proteção para as articulações. Por isso é essencial fazer todo o tratamento depois de uma entorse, pois, se não há uma cicatrização adequada dessa estrutura danificada, seria como se os “ossos ficassem soltos” em relação um ao outro, e logo, surgiriam complicações. Entre elas, a dor persistente nos tornozelos – como se eles ficassem permanentemente inflamados.

“Além disso, cerca de 30% dos casos de entorses evoluem para um quadro que se chama instabilidade crônica do tornozelo, que causa dor na região externa, dificuldade de caminhar, inchaço, rigidez, além de deixar a região mais suscetível a entorses de repetição, lesionando até outras estruturas ósseas, cartilagens e outros ligamentos que estavam íntegros”, explica a Fisioterapeuta.

Portanto, é imprescindível procurar tratamento nesses casos, e realiza-lo até o fim, para garantir a saúde dos tornozelos e ligamentos, bem como a qualidade de vida e capacidade de exercer todas as atividades diárias sem dor.

Sobre a Quality Fisio e Pilates

Promover bem-estar físico e emocional, e uma vida sem dor na qual praticamente tudo é possível, esse é o compromisso da Quality Fisio & Pilates, localizada em Alphaville. Há 29 anos, a clínica oferece serviços variados que vão de RPG, Pilates, Liberação Miofascial, Treinamento Funcional à exercícios específicos para gestantes, atletas, melhor idade e adultos, bem como bebês com patologias do sistema nervoso. Tudo isso devido ao conjunto que compreende fisioterapeutas altamente qualificadas, moderna estrutura e tratamentos inovadores.

Fonte: Assessoria de imprensa.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes