Home / Notícias / O uso da tecnologia para diminuir a fila do SUS será tema de evento em Florianópolis

O uso da tecnologia para diminuir a fila do SUS será tema de evento em Florianópolis

Como levar inovação para a saúde? Esse é o desafio do Hackathon, encontro que acontecerá em Florianópolis entre esta sexta-feira (1) e o domingo (3), no Parque Tecnológico Alfa, reunindo profissionais de diferentes setores para debater o tema Gestão de Dados em Saúde.

Promovido pelo Hacking Health – fundação canadense sem fins lucrativos – em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, os participantes serão desafiados a pensar em soluções a partir dos dados da fila do SUS – atualmente 471 mil pessoas aguardam por procedimentos.

A ação, inédita no mundo, vai reunir pessoas dispostas a pensarem em como diminuir a lacuna entre saúde e tecnologia. As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também está disponível a programação do evento. Podem participar designers, programadores, profissionais da saúde e outros que se identificarem com o tema.

Santa Catarina foi o primeiro Estado a compartilhar as informações e expor as dificuldades. A partir disso, as soluções visam aliviar o tamanho da fila. “Muitas vezes, alguém pensa numa solução, mas tem dificuldade em expor o problema. Mas na verdade, é um problema ou uma consequência de algo maior. O que realmente gera a fila do SUS?”, questiona Ivan Moraes, voluntário do movimento.

Para estimular a inovação, o evento terá à disposição tecnologias como Ciência de Dados, Big Data e Computação Cognitiva, além de um grupo de mentores. Segundo a organização do Hackathon , ao longo do ano foram realizadas ações como cafés, clínicas e oficinas para chegar ao tema da edição realizada em Florianópolis.

A essência do Hackhing Health é trabalhar desafios da comunidade. A ação acontecerá em paralelo com o Hackathon de Frankfurt, na Alemanha, e Lion, na França, que serão acionados online para a troca de experiências simultaneamente entre os participantes.

Fonte: https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/o-uso-da-tecnologia-para-diminuir-a-fila-do-sus-sera-tema-de-evento-em-florianopolis

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes