Home / Notícias / Pesquisa da Vittude mostra dados alarmantes sobre saúde mental

Pesquisa da Vittude mostra dados alarmantes sobre saúde mental

Startup realizou teste em seu portal que mapeia ansiedade, depressão e estresse.

Vittude, plataforma que conecta psicólogos a pacientes em poucos cliques, colheu em seu portal dados valiosos sobre a saúde mental da população brasileira. Entre outubro de 2016 e abril de 2019, a startup disponibilizou em seu site um teste que foi respondido por 492.790 pessoas. O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales, na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de sensações e comportamentos experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana, com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços. Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

Como resultado, a pesquisa mostra que 86% dos respondentes vivem com algum desses transtornos mentais. Além disso, os números indicam que 59% dos avaliados estão em estado extremamente severo de depressão e 63% se enquadram em uma ansiedade extremamente severa, entre outros dados. A pesquisa também mostra que a madrugada é o período em que a busca pelo teste e preenchimento do questionário é maior.

“Iniciativas como a nossa buscam, acima de tudo, democratizar o acesso à terapia. Evidências científicas comprovam a validade do modelo DASS-21. Tomar conhecimento de um quadro clínico, de forma gratuita, pode ajudar mais pessoas a buscarem a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. O Brasil é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. No entanto, pouquíssimas pessoas acessam o tratamento adequado. A missão da Vittude é justamente reduzir a desinformação e possibilitar que mais pessoas cheguem aos consultórios de psicologia”, destaca a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta.

Segundo a psicóloga Heloisa Caiuby, cadastrada na plataforma, uma avaliação como o DAAS-21 constitui em uma medida objetiva, confiável e clara de como você está se sentindo. “Fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar”, diz a profissional.

Abaixo infográfico com mais dados:

unnamed

Para conferir o teste no portal da Vittude: www.vittude.com/blog/test/teste-depressao-ansiedade-stress-dass21/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes