Home / Notícias / Por que todo mundo vai ter presbiopia um dia?

Por que todo mundo vai ter presbiopia um dia?

Muito conhecida como “vista cansada”, a presbiopia é um erro de refração relacionado à idade. A oftalmologista e gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care, Dra. Liane Touma Falci explica que, conforme ficamos mais velhos, podemos ter dificuldade em focalizar objetos mais próximos, especialmente com pouca luz: “O cristalino é uma estrutura transparente e flexível localizada atrás da íris (parte colorida dos olhos). Ele é ligado a músculos que controlam sua forma para garantir o melhor foco da imagem conforme a posição do objeto, permitindo que enxerguemos em distâncias diferentes. A partir de uma determinada idade, o nosso cristalino pode perder essa elasticidade e tornar-se menos flexível. Esta menor flexibilidade do cristalino leva à perda da capacidade de focalizar os objetos que se aproximam dos nossos olhos, e a imagem que enxergamos fica embaçada.”.

A presbiopia costuma mostrar seus primeiros sintomas entre 38 e 50 anos de idade e, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia[1] (CBO), atinge 100% da população a partir dos 55 anos. No Brasil, essa faixa etária representa 18,2% da população brasileira, ou aproximadamente, 37 milhões de pessoas. Desse total, quase 20 milhões não possuem ou não utilizam correções visuais adequadas. Por ser relacionada à idade, a presbiopia tem certas especificidades que exigem uma correção visual mais complexa e precisa, pois o olho do paciente présbita possui características que surgem com o tempo: variação natural do tamanho da pupila, que ficam menores; enrijecimento do cristalino; e diminuição do volume lacrimal. Tais características representam um grande desafio para a correção visual da presbiopia com lentes de contato multifocais.

A Johnson & Johnson Vision Care, comprometida em proporcionar a melhor solução para pacientes que precisam de correção visual, traz ao mercado brasileiro a inovação 1-DAY ACUVUE® MOIST MULTIFOCAL, primeira lente de contato multifocal de descarte diário com tecnologia INTUISIGHT™, que proporciona otimização pupilar para o olho com presbiopia.

A oftalmologista e gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care, Dra. Liane Touma Falci explica que “1-DAY ACUVUE® MOIST MULTIFOCAL representa uma grande inovação em correção da presbiopia com lentes de contato, pois traz desenhos ópticos exclusivos e distintos que variam conforme os graus dos erros refrativos e a idade, para proporcionar a melhor correção visual”.

O desenho híbrido de curva posterior de 1-DAY ACUVUE® MOIST MULTIFOCAL é inspirado no próprio olho: o centro asférico e a periferia esférica da lente de contato garantem a centralização mais adequada, tão necessária à correção visual de qualidade do olho présbita. A tecnologia exclusiva INTUISIGHT™ presente nas lentes de contato 1-DAY ACUVUE® MOIST MULTIFOCAL considera as variações pupilares que acontecem com a idade e com os erros refrativos, oferecendo um ajuste mais preciso à pupila dos pacientes présbitas.  Soma-se a essa solução inovadora, a plataforma ACUVUE® MOIST, com tecnologia LACREON®, que mantém a umectabilidade da lente de contato durante todo o tempo de uso, e mantém a estabilidade do filme lacrimal[2],3.

image002

“O exclusivo desenho híbrido de curva posterior da nova lente oferece uma centralização do desenho óptico mais adequada, importante para oferecer uma visão de qualidade, tanto para longe quanto para a visão intermediária e de perto.”, completa a Dra. Liane.

Os desenhos ópticos de 1-DAY ACUVUE® MOIST MULTIFOCAL foram criados de acordo com a idade e com as faixas de erro refrativo. São 61 graus para longe, de +6,00 DE a -9,00 DE (com incrementos de 0,25 DE); e 3 poderes de adição (baixa, média e alta). Ao todo, 183 desenhos ópticos exclusivos e distintos para garantir máxima precisão e qualidade na correção visual.

A nova 1-DAY ACUVUE® MOIST MULTIFOCAL ainda oferece proteção* contra os raios UV, com um bloqueio UV Classe 2**: 82% de bloqueio contra os raios UVA e 92% de bloqueio contra os raios UVB. Já está disponível para venda, com preço sugerido de R$229.

Informações importantes para os usuários de lentes de contato

O uso de lentes de contato deve ser acompanhado regularmente por um oftalmologista. Siga a programação de uso e de troca e as instruções sobre a lente, fornecidas pelo fabricante, e os cuidados extras fornecidos pelo oftalmologista. Não use lentes de contato se tiver infecção ocular ou desconforto, lacrimejamento excessivo, alterações da visão, vermelhidão ou outros problemas oculares. Se um desses problemas ocorrer, entre em contato com seu oftalmologista imediatamente. Você nunca deve compartilhar as lentes de contato com outras pessoas. Para obter mais informações sobre uso, cuidados e segurança apropriados, consulte o guia de instruções ao usuário (fornecido com o produto), ou fale com seu oftalmologista, ou telefone para a Central de Relacionamento com o Consumidor (0800 762 54 24) ou visite a página acuvue.com.br.

Referencias

[1] Ávila, M.; Alves, M. e Nishi, M. As Condições de Saúde Ocular no Brasil. Conselho Brasileiro de Oftalmologia (2015), p. 24.

[2] Moody K et al. Innovating for multifocal fitting success. Optician (2015) 249; 6509: 12-17.

* ATENÇÃO: lentes de contato que absorvem radiação UV NÃO substituem óculos que absorvem radiação UV, tais como óculos de proteção ou óculos de sol, pois elas não cobrem completamente os olhos e as áreas ao redor. Você deve continuar usando óculos de proteção que absorvam a radiação UV, conforme lhe for orientado. NOTA: exposição prolongada à radiação UV é um dos fatores de risco associados a cataratas. A exposição é baseada em uma série de fatores como condições ambientais (altitude, geografia, cobertura por nuvens) e fatores pessoais (tempo de exposição e natureza de atividades externas). Lentes de contato com bloqueador de radiação UV ajudam a oferecer proteção contra radiação UV nociva. Entretanto, estudos clínicos não foram realizados para demonstrar que a utilização de lentes de contato com bloqueador de radiação UV reduz o risco de desenvolver cataratas ou de ter outras doenças oculares. Consulte seu oftalmologista para mais informações.

** Ajuda a proteger contra a transmissão de radiação UV nociva à córnea e aos olhos. Classe 2: deve transmitir menos que 50% (<50%) de UVA e menos que 5% (<5%) de UVB. Porcentagens de bloqueio de radiação UV são baseadas em uma média através do espectro do comprimento de ondas.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes