Home / Notícias / Possibilidade de surtos de doenças transmitidas por mosquitos aumenta no Verão

Possibilidade de surtos de doenças transmitidas por mosquitos aumenta no Verão

Mosquiteiro magnético para portas e janelas é uma das soluções contra a ação dos insetos durante a estação do verão em todo o Brasil 

  • “Uma solução disponível no mercado para estagnar a ação dos mosquitos é a tela mosquiteira Block Insetos. O produto tornou-se um parceiro essencial na prevenção da propagação do mosquito Aedes Aegypti.”

As altas temperaturas registradas ao longo do verão e o alto índice de chuvas resultam em um ambiente propício para a proliferação de doenças transmitidas por mosquitos. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a estação mais quente do ano, 504 cidades do país estão com alto risco de desenvolverem um surto de doenças causadas pelo Aedes Aegypti e outros 1881 municípios estão sob estado de alerta.

Diante disso, os órgãos competentes deverão intensificar o trabalho de prevenção, porém, a população também pode buscar soluções preventivas, desde vacinas até produtos que impeçam a ação dos insetos, como mosquiteiros magnéticos.

Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti – dengue, zika, chikungunya – tiveram 333 982 casos notificados até o dia 13 de dezembro de 2018. Em boletim divulgado no mesmo mês pela Secretaria de Vigilância em Saúde, a dengue é a patologia mais recorrente, com 159.718 casos confirmados, seguida pela chikungunya que registra 65.480 casos e Zika com 3.625. Em relação a febre amarela, entre julho e dezembro, foram 382 casos notificados, dos quais 149 permanecem em investigação e 1 foi confirmado.

O Ministério da Saúde anunciou, também em dezembro, medidas que facilitariam o monitoramento dos novos casos, com o lançamento do aplicativo SIVector, e a implantação de ações preventivas como a entrega de carros exclusivos para essa finalidade.

No que tange à proteção, há a disponibilização de vacinas, porém, nem todos podem ser imunizados a partir dela, como crianças abaixo de seis meses, pessoas com reação à vacina em dose anteriores ou anafilaxia à vacina ou aos componentes da vacina (como ovo de galinha, gelatina bovina ou outros), indivíduos com história prévia de doenças do timo, que tenha sido submetidos a transplantes de órgãos, pessoas com HIV e com baixa imunidade, dentre outros grupos de risco.

Dessa forma, a população pode aliar vacinação a outros meios para se precaver. Além da utilização de repelentes, outra solução disponível no mercado para estagnar a ação dos mosquitos é a tela mosquiteira Block Insetos, que impede a entrada dos insetos e é fabricada em 10 diferentes opções de tamanhos, atendendo infinitas dimensões de janelas, bastando apenas que a tela adquirida seja um pouco maior que a janela onde será instalada para ter uma vedação integral.

Em função de seu exclusivo sistema de fitas magnéticas, a tela pode ser fixada em diferentes tipos de superfícies: alumínio, madeira, PVC, alvenaria ou ferro.

O produto, patenteado, tornou-se um parceiro essencial na prevenção da propagação do mosquito Aedes Aegypti. “É preciso mostrar que existe uma solução efetiva, adaptável a diversos cenários, fácil de se usar e de ótimo custo benefício para proteção das famílias contra os riscos das doenças transmitidas pelos insetos, ainda mais no período de altas temperaturas”, afirma a empresária Luane Moliterno, idealizadora das telas.

A startup também desenvolveu a cortina mosquiteira magnética, que veda as portas por meio de uma estrutura composta por duas folhas de telas mosqueteiras e acabamento em imã na costura. “Quando uma pessoa passa pela cortina, a força de atração entre os imãs garante que a tela se feche e, novamente, o ambiente se torne protegido de insetos”, ressalta Luane Moliterno.

A instalação de ambos é muito simples, basta ter uma fita métrica, lápis e tesoura e adaptar o produto ao tamanho perfeito das janelas ou a medida da porta, sem ter que depender da disponibilidade de um instalador. Mas a grande vantagem é que o cliente tem a conveniência de adquirir o produto no site da marca, onde já pode definir dimensão da sua janela, cor da moldura e da tela e receber o produto customizado para instalar.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes