Home / Notícias / Primeira cirurgia robótica de reconstrução de bexiga no Sul do Brasil é feita em Porto Alegre

Primeira cirurgia robótica de reconstrução de bexiga no Sul do Brasil é feita em Porto Alegre

Médico do Hospital Moinhos de Vento foi o primeiro cirurgião brasileiro no mundo a realizar cirurgia totalmente robótica para tratamento de câncer de bexiga.

Considerado um dos tipos mais letais da doença, o câncer de bexiga afeta a camada muscular, e o tratamento de escolha costuma ser a retirada do órgão. Tradicionalmente, essa cirurgia complexa é realizada com grandes cortes. Pela primeira vez no Sul do Brasil, foram realizadas esta semana cirurgias totalmente robóticas para retirada da bexiga e reconstrução urinária. Em função de sua complexidade, o procedimento ainda é realizado por poucos médicos em todo o mundo.

Coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Hospital Moinhos de Vento, Dr. André Berger foi o primeiro brasileiro a realizar esse tipo de procedimento. Um dos maiores especialistas na área, ele ressalta que “a cirurgia robótica é uma excelente alternativa para o tratamento do câncer de bexiga invasivo, desde que realizada por equipe experiente e em centro de referência para tratamento de câncer de bexiga”. Segundo ele, esses são pré-requisitos fundamentais para impactar positivamente os desfechos dos pacientes.

No Hospital Moinhos de Vento, um paciente masculino de 69 anos foi submetido à cirurgia robótica. Sua bexiga retirada e o sistema urinário foram reconstruídos pela equipe composta, ainda, pelos cirurgiões Milton Berger, Giorgio Rabolini e Guilherme Ribeiro. O procedimento foi realizado em cerca de 5 horas e meia. Não foi apresentada nenhuma complicação, com mínimo sangramento. A cirurgia foi totalmente finalizada com uso do robô.

Referência global

Berger é Professor de Urologia na Universidade do Sul da Califórnia (USC), em Los Angeles, nos Estados Unidos. O centro é referência global em procedimentos complexos robóticos para casos de câncer urológico.

A cirurgia robótica pode ser utilizada em uma grande variedade de tratamentos urológicos. Entre seus principais diferenciais estão o alto nível de precisão, menor tempo de internação e de recuperação, diminuição da dor e da utilização de medicações analgésicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes