Home / Encontro 2013 / Promoção a saúde nas redes sociais

Promoção a saúde nas redes sociais

.“Promover a saúde, e não a doença”
Release da Palestra proferida no I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde.

A jornalista e coordenadora de Web Canal Minas Saúde, Adriana Santos, fala sobre promoção á saúde nas redes.

Adriana coordena o Site do Canal Minas Saúde, ligada aos órgãos públicos e também do seu blog pessoal chamado, “A história de um surto”, onde revela suas experiências pessoais. Ela declara que para começar a escrever um blog, não é necessário ser um profissional da área de comunicação. Primeiramente, deve e ter um sonho, um objetivo, mesmo em se tratando de um órgão público.

O portal Minas Saúde, procura pensar a educação na saúde em todos os sentidos. Além de estar inserida nas redes sociais, existe a preocupação com as imagens que são publicadas, considerando o ser humano como um todo e não somente o órgão que está enfermo. Para isso não utilizam imagens impactantes sobre a doença. “ Temos que fazer a promoção da saúde, e não da doença”, enfatiza a jornalista.

E é por esse motivo que o portal tem essa preocupação tanto na imagem, como no texto. Durante a palestra, Adriana deu um panorama sobre a herança norte americana, herdada na comunicação, na utilização de termos bélicos como: “lutar contra a doença”, “combate ao câncer”, “publico alvo.” O objetivo do Canal Minas Saúde, em não utilizar esses termos, é em promover uma cultura de paz, mais humanizada . De acordo com a especialista em comunicação na saúde, o perfil das doenças mudou muito, oferecendo condições de tratamento, proporcionando  uma qualidade de vida melhor, mesmo aos portadores de doenças crônicas. “Devemos ser porta vozes da saúde”, salienta Adriana, que busca passar mensagens de cunho afetivo, transmitindo esperança a esses pacientes.


Em relação aos blogs, a jornalista dá dicas para todas as pessoas que desejam escrever.  Uma delas é sobre periodicidade, postar com uma certa frequência. A outra é sobre o aspecto visual, procurando deixar lo o mais clean possível, sem poluição visual e nem excesso de informações, com textos leves e de fácil compreensão, para que a leitura seja agradável, gerando uma fidelidade do leitor.

As dúvidas sobre essa palestra podem ser enviadas através do formulário online: 


Conheça um pouco mais nosso parceira palestrante: 
  • Palestrante: Adriana Santos
  • Jornalista, coordenadora de Web do Canal Minas Saúde, uma rede multimídia de TV, Rádio, Web e Educação a Distância da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Especialista pela ( Fiocruz) em “Comunicação e Saúde” e pela (UFMG) em Comunicação: Imagens e Culturas midiáticas. Trabalhou como assessora de Comunicação  na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Foi produtora e repórter de importantes emissoras de TV e Rádio (TV Record, TV Alterosa(SBT) e TV Aratú (SBT), Rádios CBN e Itatiaia.
  • Canal Minas Saúde: www.canalminassaude.com.br

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

O que você precisa saber sobre “Avaliação de Tecnologias em Saúde”

Palestra proferida pelo Dr. Otávio Clark, da Evidência Credibilidade Cientifica, no I Encontro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes