Home / Notícias / Psoríase: doença afeta o convívio social de pacientes

Psoríase: doença afeta o convívio social de pacientes

No Dia Mundial da Psoríase, celebrado nesta segunda-feira (29), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está promovendo uma campanha de conscientização que alerta para o fato de a doença não ser contagiosa, ter tratamento e a importância de ser melhor compreendida. Esse desconhecimento da população sobre a psoríase é demonstrado nos resultados da pesquisa “Clear about Psoriasis Worldwide”. Nela, 96% dos brasileiros participantes afirmam já ter passado por uma situação de constrangimento.

Pesquisa realizada no Brasil demostrou que a prevalência da psoríase é de 1,3% nos brasileiros, com variações regionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pode afetar a pele, as unhas e as articulações, além de ser uma enfermidade crônica, dolorosa e debilitante, o que impacta negativamente na qualidade de vida de milhões de pessoas. A artrite psoriásica ainda pode estar associada à doença – atinge até 30% de quem tem psoríase. Os pacientes também têm alto risco cardiovascular e mais chance de terem outras doenças não transmissíveis, como diabetes e colesterol alto, por exemplo.

“A psoríase não é meramente uma doença de pele, mas sim uma enfermidade sistêmica que afeta todo o corpo todo e com alto o impacto psicossocial. Os pacientes lutam diariamente contra a doença, suas comorbidades e também com o sentimento de impotência e frustração”, explica Gladis Lima, presidente da associação de pacientes Psoríase Brasil.

Os novos tratamentos da doença são promissores. “Com a chegada dos medicamentos biológicos passamos a contar com medidas cada vez mais eficazes e seguras para o tratamento das formas mais graves da doença”, ressalta Dr. Ricardo Romiti, dermatologista e coordenador do ambulatório de psoríase do Hospital das Clínicas da USP. “Os biológicos constituem uma linha de tratamento inovadora desenvolvida através da biotecnologia e que possibilitam o rápido e duradouro controle da psoríase, alcançando regressão de até 90 a 100% das lesões de pele e a melhora da qualidade de vida”, conclui Romiti.

Dia da Psoríase no Brasil

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está realizando uma campanha nacional de conscientização sobre a psoríase e a sua possibilidade de tratamento usando hashtag #PsoríaseTemTratamento. O objetivo é engajar pacientes e sociedade para que a doença, seus impactos e comorbidades sejam melhor compreendidos e alertar sobre a possibilidade de um tratamento completo, que pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Mais informações: http://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/campanha

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes