Home / Notícias / Refluxo Gastroesofágico: Uma doença crônica que pode ser controlada
Businessman in blur shirt stomachache

Refluxo Gastroesofágico: Uma doença crônica que pode ser controlada

“A solução pode ser simples, mas requer mudanças nos hábitos alimentares.”

O Refluxo Gastroesofágico (RGE) é uma doença muito comum que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Segundo o Dr. Iuri Tamasauskas, Cirurgião Geral do Centro Médico, “É o retorno de alimento, suco gástrico ou bile do estômago em direção ao esôfago. As causas para o surgimento de RGE são alterações anatômicas ou funcionais do estômago e do esôfago, que podem ser agravadas por erros alimentares e também por obesidade. Trata-se de uma doença crônica, que pode ser controlada com tratamento clínico ou cirúrgico”.

Mas, dependendo do caso, a solução pode ser mais simples. Sem a necessidade de cirurgia, o tratamento pode se basear apenas em mudança de hábitos alimentares, juntamente com o uso de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago. “É preciso restrições na dieta, como evitar grandes refeições que devem ser bem fracionadas, também evitar consumo de álcool, bebidas gaseificadas, alimentos ácidos e café”, explica Dr, Iuri.

O tratamento é individualizado a cada paciente e de tempo indeterminado, os principais sintomas são azia e regurgitação de alimentos e os exames para diagnóstico são endoscopia digestiva alta, seguido de pHmetria e manometria esofágica. “Não há uma forma de se prevenir o aparecimento da doença; apenas agir nos fatores agravantes”, completa.

Seja qual for o caso, ao sentir episódios repetidos de azia ou queimação, é muito importante que procure assistência médica para diagnóstico e tratamento adequados.

Fonte: MCA Assessoria de Comunicação

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes