Home / Notícias / Remédio que reduz em 90% risco de contrair HIV terá distribuição na rede pública de saúde do Pará

Remédio que reduz em 90% risco de contrair HIV terá distribuição na rede pública de saúde do Pará

Anunciado em dezembro do ano passado, chega à rede pública de saúde de Belém, a partir do próximo mês, um coquetel de remédios para a prevenção do HIV.

Conhecido como PreP, profilaxia pré-exposição ao HIV, ele aumenta em 90% as chances de prevenção da doença, quando usado da forma correta. O tratamento realizado por meio de um medicamento é capaz de proteger o organismo contra o vírus.

Os remédios vão ser distribuídos de graça, mas somente às pessoas que se encaixam no seguinte grupo: profissionais do sexo, pessoas transexuais, casais- quando apenas um deles possui o vírus HIV – e homens que fazem sexo com homens. O PreP possui efeitos colaterais e o Ministério da saúde alerta que em nenhum momento substitui o uso de preservativos.

A secretaria de saúde do estado do Pará alerta também que o medicamento não previne outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, HPV, hepatite B, assim como não evita a gravidez.

De acordo com o Ministério da Saúde, além do SUS, o medicamento deve ser comercializado na rede privada.

O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde aponta que oitocentas e 27 mil pessoas têm HIV no país. 40 mil casos são registrados todos os anos.

Os grupos em que as infecções mais crescem são de homens que fazem sexo com homens, de 15 a 24 anos de idade, e idosos, acima dos 60 anos.

No decorrer do ano passado, 1.381 adultos e 13 crianças foram diagnosticados com o vírus HIV no Pará.

Para mais informações sobre como tratar a doença e se prevenir, basta procurar uma unidade de saúde no estado.

Fonte: http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2018-06/remedio-que-reduz-em-90-risco-de-contrair-hiv-tera-distribuicao-na-rede-publica

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes