Home / Notícias / Saiba como evitar as consequências dos excessos de fim de ano
fim-ano2013max

Saiba como evitar as consequências dos excessos de fim de ano

Um período repleto de promessas a cumprir para o ano seguinte, inspiradas por comemorações familiares, confraternizações entre colegas de trabalho, amigos-ocultos e ritos de passagem quase sempre acompanhados de excessos alimentares e uns goles a mais.

Para evitar transtornos que podem transformar as festas de fim de ano em dias de tormento, médicos e nutricionistas são unânimes em suas recomendações: “a prudência é a melhor prevenção contra o mal-estar, dores de cabeça, distúrbios estomacais, intestinais e até os casos extremos de coma alcóolico, “que podem trazer resultados danosos ao sistema neurológico”, alertam os especialistas.

Portanto, a melhor atitude a tomar é a moderação, acompanhada por alguns cuidados. A primeira recomendação é manter o organismo sempre hidratado quando consumir bebidas alcóolicas, intercalando a bebida com copos de água regularmente. “Assim você bebe menos e dilui os componentes da bebida, reduzindo substancialmente a desidratação, que é a principal causa da ressaca”, asseguram os profissionais de saúde.

A alimentação também merece atenção especial na hora de tomar os drinks. Comer antes de beber, e beliscar entre um copo e outro, retarda a difusão do álcool no organismo. Para evitar a ressaca também é importante não misturar destilados (cachaça, uísque, vodka) com fermentados (vinho, cerveja).

Mas caso você não resista e exagere no álcool uma dica é tomar generosas doses de água antes de dormir. No dia seguinte, o melhor é consumir alimentos leves, de fácil digestão, com baixos teores de gordura. Num organismo já sobrecarregado pelos efeitos do álcool, a preferência deve ser dirigida às frutas, vegetais e líquidos como a água de coco, sucos naturais e isotônicos, que também ajudam na reposição de minerais.

A ideia de “rebater” a ressaca com mais álcool é um mito que deve ser abandonado. Nesse caso, o único efeito que pode ser esperado é a sobrecarga do fígado e dos rins. A automedicação – uso de analgésicos e outras drogas sem prescrição médica – deve ser evitada, pois há componentes em alguns remédios vendidos livremente nas farmácias que trazem riscos de hepatoxidade (danos ao fígado), se associados ao consumo de álcool.

Fonte: Blog da Saúde

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes