Home / Notícias / Saiba como prevenir lesões antes de iniciar um plano de atividade física

Saiba como prevenir lesões antes de iniciar um plano de atividade física

Ortopedista do Instituto do Joelho HCor alerta para o possível excesso na carga de treinos em busca de resultados imediatos; Início deve ser gradativo, após avaliação médica

Iniciar a prática de alguma atividade física pode trazer benefícios para o corpo e mente. Porém, todo o esforço empenhado pode se tornar um perigo se não for feito de maneira correta, com planejamento, orientação médica e persistência.

De acordo com o Prof. Dr. Rene Adballa, ortopedista e diretor médico do Instituto do Joelho HCor, iniciar exercícios físicos em busca de resultados milagrosos não é a melhor maneira. “Seguir uma orientação correta é o melhor caminho. Isso vale tanto para a parte nutricional quanto para a musculoesquelética. Mas é preciso ter paciência, pois os resultados virão da combinação entre os exercícios e a alimentação, dessa maneira os benefícios para o corpo acontecerão naturalmente”, orienta Dr. Rene.

A prática errada de exercícios é uma das maiores causas de pacientes nas clínicas. O ortopedista acrescenta que, além de ter músculos fortes, eles devem estar equilibrados. “Normalmente a musculatura posterior é 20% mais fraca em relação a anterior, e pode chegar até 40%. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade é preciso avaliar como está a musculatura. E isso pode ser feito por meio de uma avaliação isocinética”, comenta o ortopedista.

O teste isocinético é uma análise muscular computadorizada que vai avaliar os possíveis desequilíbrios e déficits musculares que podem levar ao aumento de desgastes prematuros nas articulações (joelho, quadril, ombro, cotovelo, punho, tornozelo e coluna lombar).

“A partir da realização do teste teremos informações sobre força, potência e resistência muscular do paciente, podendo orientar de forma correta qual grupo de músculos deve ser trabalhado e de que maneira”, conclui Dr. Rene.

Dicas importantes

• O ideal é iniciar controlando a alimentação e procurar orientação especializada para qualquer exercício físico. Aqui vão algumas dicas para que a atividade seja prazerosa e segura.

• Antes dos exercícios alongar a musculatura para preparar o corpo para a atividade física.

• Fique atento com os exercícios praticados e procure uma série que melhor se ajuste as suas necessidades para não agredir o sistema musculoesquelético.

• Qualquer atividade deve ser iniciada de maneira gradativa.

• Intercale atividades, por exemplo, musculação com corrida.

• Nas corridas, escolha um calçado adequado, que proteja primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos.

• Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre.

• Respeite os limites do corpo. Ao primeiro sinal de dor, interrompa os exercícios por 48 horas.

• Caso a dor persista procure o especialista para nova avaliação.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HCor.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes