Home / Notícias / Saiba diferenciar as dores de cabeça comuns das enxaquecas

Saiba diferenciar as dores de cabeça comuns das enxaquecas

A cefaleia é o termo médico usado para denominar um problema bastante comum entre os brasileiros, a dor de cabeça. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), 95% das pessoas têm dor de cabeça ao menos uma vez na vida. No entanto, engana-se quem pensa que toda dor de cabeça é igual – são mais de 150 tipos – e conhecer o tipo e a causa da dor são fatores importantes para solucionar o problema da melhor forma.

As várias dores de cabeça estão classificadas principalmente em três tipos: enxaqueca, tensional e dor de cabeça em salvas. A enxaqueca atinge cerca de 31 milhões de brasileiros e atinge mais de cinco milhões de crianças e adolescentes brasileiros, segundo a SBCe. Esse tipo de dor de cabeça se caracteriza por ocorrer em apenas um lado da cabeça e ser acompanhado de outros sintomas, como enjoo, vômito e intolerância à luz. Entre as origens da enxaqueca estão fatores genéticos, hormonais e o uso de anticoncepcionais.

A cefaleia tensional tem relação com o estado emocional da pessoa como irritação, estresse, nervosismo e outros tipos de alterações de humor. Quadros de tensão emocional estão associados, em muitos casos, à rigidez muscular nos ombros, costas e pescoço, o que pode levar a uma crise de dor de cabeça. Exercícios físicos, repouso, atividades recreativas, além do uso de analgésicos podem ajudar nestes casos.

O mais dolorido tipo de dor de cabeça é a dor em salvas, que acontece de forma unilateral, geralmente na têmpora ou em volta do olho, e provoca outros sintomas como lacrimejamento do olho e coriza.

Sobre Doralgina

Doralgina é uma marca de analgésico criada em 1996 e hoje é considerado um sucesso de vendas dentro do mercado atuante, segundo do ranking e primeiro similar. A partir de 2009, teve suas primeiras campanhas de comunicação, aumentando seu awareness e tornando-se a 2ª marca na molécula e em com destaque junto ao público jovem. Em 2019, com um posicionamento original e envolvente, Doralgina se renova e apresenta a campanha 100% digital “Sente o Drama”, com Gloria Groove, Drik Barbosa e MC Dora. Inspirada nas três principais dores¹ de cabeça dos jovens, crush (relacionamento), dinheiro e trampo (trabalho), a marca apresenta sua nova assinatura: Dora que Melhora.

¹Fonte: Pesquisa Lumina entre Fevereiro 2018 e Julho 2019 (n308). Relato dos jovens quando questionados sobre as principais dores de cabeça que enfrentam no dia a dia.

Referencias consultadas:

  • World Health Organization. Headache disorders. Disponível em: http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/headache-disorders. Acesso em: julho, 2019.
  • Tipos de dores de cabeça. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em http://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=363. Acesso em: julho, 2019
  • Tension-type headache: current research and clinical management. Lancet Neurol. 2008;7(1):70-83.
    Cefaleia tipo tensional. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em: http://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=346. Acesso em: julho, 2019.
  • Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS) The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition. Cephalalgia. 2018;38(1):1-211.
  • Cefaléia em Salvas. Quadro clínico e fisiopatologia – uma breve revisão. Migrâneas cefaleias. 2004; 7(4):133-139.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes