Home / Notícias / Startup lança serviço de atendimento médico remoto

Startup lança serviço de atendimento médico remoto

O Docway Live, que auxilia o atendimento médico para triagem ou pequenas dúvidas, se propõe a dar orientação primária a pacientes sem que eles saiam de casa

Sabe quando bate aquela dor de cabeça, dor no ombro, ou qualquer outro mal-estar, mas a gente não sabe o que é? É neste momento que recorremos à vovó ou à titia, certo? Nada disso. Agora podemos contar com um serviço especializado para tirar nossas dúvidas. Portanto, chega do “chá da vovó”, pois com saúde não se brinca. O Docway Live é uma opção para este tipo de dúvida, um serviço de orientação remoto que soluciona problemas de acesso, logística e mobilidade, dando uma orientação primária ao paciente sem que ele saia de casa para consultar um médico.

Nesses casos, o paciente que solicita o atendimento recebe a ligação do médico que busca mais informações por meio de vídeo e indica o melhor local de atendimento. O Docway Live é uma extensão do aplicativo Docway, que leva médico até o paciente de uma maneira rápida e segura. Para usar, é preciso baixar o aplicativo (disponível para Android e IOS) e cadastrar-se. O serviço funciona por meio do envio de um link para o paciente se conectar com um médico para receber as orientações de forma remota. “A regulamentação para a Teleconsulta, um dos braços da telemedicina é quem nos impõe tais restrições, onde não é permitido prescrever medicamentos, por exemplo, apenas orientar o paciente de que tipo de médico ele deve procurar ou se ele necessita ir ao hospital”, ressalta Fabio Tiepolo, CEO da startup Docway.

Legalidade
A Telemedicina é permitida legalmente em algumas situações, uma delas, a discussão de casos clínicos entre profissionais da saúde. Porém com o uso recorrente do aplicativo WhatsApp, o Conselho Federal de Medicina publicou o parecer CFM 14/2017, que autoriza o uso do aplicativo e de plataformas similares entre médicos e seus pacientes ou entre médicos e outros profissionais da saúde, apenas para dar orientações e tirar dúvidas, da mesma forma que o contato era feito anteriormente por telefone. Receitar remédios e tratamentos ainda é uma pratica proibida.
O CFM entende que a consulta física não deve ser substituída e seu objetivo de não autorizar consultas a distância e para evitar que os médicos acabem oferecendo exclusivamente serviços à distância. Para o CEO da Docway, essa extensão que o aplicativo possibilita é uma forma de auxiliar pacientes que precisam otimizar seu tempo e evitar deslocamentos desnecessários. “Médicos e outros profissionais cumprindo o exercício da profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade, conforme previsto no Artigo 1º do Código de Ética Médica”, completa Tiepolo.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes