Home / Notícias / SUS passa a disponibilizar HUMIRA® AC (adalimumabe)

SUS passa a disponibilizar HUMIRA® AC (adalimumabe)

HUMIRA (adalimumabe) é um medicamento biológico inovador, desenvolvido pela biofarmacêutica AbbVie, com indicação aprovada para diferentes doenças inflamatórias com caráter autoimune – como artrite reumatoide, psoríase, artrite psoriásica, doenças inflamatórias intestinais.

A AbbVie, companhia biofarmacêutica global dedicada à pesquisa e desenvolvimento, informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a disponibilizar HUMIRA® AC,  formulação desenvolvida para reduzir a dor no local em que é aplicado.  A nova formulação mantém o mesmo princípio ativo adalimumabe.

A AbbVie retirou o citrato, entre outros componentes da fórmula, reduzindo o volume da injeção pela metade e diminuindo o desconforto do paciente durante a aplicação da injeção. Não há  alteração na concentração terapêutica de adalimumabe.

Dois estudos clínicos com pacientes com artrite reumatoide indicaram que a dor que se manifesta imediatamente após a aplicação, foi reduzida em média 84 por cento com Humira AC em relação à formulação anterior de Humira.   Nesses estudos clínicos, cada um com 60 adultos com artrite reumatoide moderada a grave, os pacientes foram divididos em dois grupos, de forma randomizada – um grupo recebeu dose única de Humira  ou de Humira AC, alternando na dose seguinte.

“Temos um compromisso de continuamente buscar a inovação em ciência tanto em medicamentos como também  novas tecnologias,  plataformas e dispositivos que possam trazer  benefícios para os pacientes”, afirma Karina Fontão, diretora médica da AbbVie no Brasil.

No Brasil, HUMIRA está aprovado e é distribuído gratuitamente pelo SUS, sob prescrição médica, para o tratamento de Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Artrite Psoríasica, Doença de Crohn, Doença de Crohn pediátrica, Espondilite Anquilosante, Espondililoartrites, Hidradenite Supurativa, Retocolite Ulcerativa, artrite relacionada à entesite, Psoríase e Uveíte não infecciosa intermediária, posterior ou pan-uveíte e uveíte pediátrica.

Referência:

  1. Nash P, Vanhoof J, Hall S, et al. Randomized Crossover Comparison of Injection Site Pain with 40mg/0.4 or 0.8 mL. Formulations of Adalimumab in Patients with Rheumatoid Arthritis. Rheumatol Ther 2016; 3(2):257-270

 

Fonte: ABBVIE

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes