Home / Notícias / Teste possibilita diagnóstico instantâneo da dengue

Teste possibilita diagnóstico instantâneo da dengue

Já está disponível no Brasil teste que possibilita diagnóstico seguro da dengue em poucos minutos. Novidade ganha mais importância este ano, quando epidemia agravou-se.

“A identificação precoce dos casos é de vital importância para tomar decisões e implementar medidas de maneira oportuna, visando principalmente ao controle da doença”. Este alerta consta do estudo Dengue Diagnóstico e Manejo Clínico, publicado em 2002 pela Fundação Nacional da Saúde. No entanto, a dengue mantém-se como um dos principais problemas de saúde pública do Brasil.

Até o dia 13 de abril de 2019, foram 451.685 casos prováveis de dengue registrados, segundo o Ministério da Saúde, um aumento de 339% com relação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a pasta, 994 municípios apresentam alto índice de infestação do Aedes aegypti.

Um dos problemas relacionados à doença é a dificuldade de confirmar o diagnóstico, necessário para o cuidado com o paciente, para possibilitar o tratamento correto antes da evolução do quadro, que pode assumir elevado grau de gravidade, e para evitar terapia inadequada, que pode até mesmo contribuir para a piora dos sinais e sintomas.

“Como solução para este problema, disponibilizamos no mercado nacional um teste que possibilita a confirmação segura do diagnóstico em minutos”, informa José Marcos Szuster, CEO da MedLevensohn, uma das principais distribuidoras de aparelhos, equipamentos e materiais médicos do País.?

Hospitais já estão adquirindo o novo teste e se aguarda autorização da Anvisa para sua disponibilização em clínicas farmacêuticas. “Este seria um grande avanço, pois as pessoas, a um preço muito baixo, poderiam saber instantaneamente se tem ou não dengue, tomando medidas para não se tornarem mais um transmissor, com proteção individual, como o uso de repelentes, procurando o médico precocemente e fazendo o tratamento correto”, explica José Marcos, lembrando:

“Em muitos casos, ao sentirem febre e dores no corpo, elas imaginam que estejam gripadas ou resfriadas e tomam ácido acetilsalicílico (AAS/Aspirina), que apresenta alto risco de provocar hemorragias em pacientes com dengue, aumentando a letalidade desta doença”. ?

O executivo da MedLevensohn pondera, ainda, que a aplicação da Lei Federal nº 13.021/14 e as Resoluções 585 e 586 do Conselho Federal de Farmácia facultam ao farmacêutico prestar serviços aos clientes como orientação no uso de medicamentos prescritos pelos médicos, determinação de parâmetros bioquímicos e aferição da pressão arterial.

“Nesse contexto, a realização do teste instantâneo da dengue nas farmácias massificaria, a custo muito baixo, um importante instrumento de controle de um dos mais graves problemas de saúde pública o Brasil”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes