Home / Notícias / Tudo em excesso prejudica

Tudo em excesso prejudica

Tudo em excesso prejudica
Neste Dia Nacional do Surdo, a discussão sobre perda auditiva se mostra importante
A perda auditiva é uma condição natural – perde-se conforme o passar dos anos, mesmo que, em sua maioria, as pessoas a percam ainda durante a idade ativa, por problemas auditivos antes da meia idade.

Otorrinolaringologista e mestre em cirurgia clínica, a Dra. Rita de Cássia, nos explica que uma das causas mais comuns da deficiência auditiva é a exposição prolongada a ruídos – dentre eles, principalmente, se encontra o som auto, com ou sem uso de headphones, que pode levar a pessoa a adquirir diversos graus de surdez.

Os fones de ouvido transmitem altos níveis de vibração sonora (decibéis). Em censo, cerca de 28,8% de adolescentes brasileiros (os usuários mais frequentes) já possuem zumbidos – uma pressão nos ouvidos que causa uma dificuldade em compreender o que se ouve – em níveis comparados a adultos. “A probabilidade destes, ao entrarem em um contato prolongado com elevados níveis de ruídos, apresentarem problemas auditivos já aos 30 ou 40 anos é enorme”, explica Rita. Em geral, no Brasil estima-se que, ao menos, 15 milhões de pessoas já sofrem com algum tipo de perda auditiva ao entrar em contato com barulhos intensos.

Para os fones, a solução não é aboli-los, mas sim, usa-los com moderação, sem o exagero no volume do aparelho – como explica a otorrino. O limite auditivo seguro do som contínuo é 80 decibéis: “É preciso escute o som e, ao mesmo tempo, o que está a sua volta”, orienta a especialista. O modelo de concha é o mais recomendado para fones, então opte em usar este.

“Essas dicas são importantes para cuidar de sua audição e proteger seus ouvidos. Fique atento ao tempo de exposição ao som alto: o ideal é fazer uma pausa de 10 minutos a cada hora de barulho intenso”, finaliza Rita.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com
Face: https://www.facebook.com/canaldoouvido?ref=hl
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com
Telefone: (41) 3225-1665
Endereço: Rua Fernando Simas, n° 705, nas Mercês, quarto andar, salas 41 e 42, Curitiba PR.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes