Home / Notícias / Você sabe por quanto tempo os alimentos podem ficar congelados antes de serem consumidos?

Você sabe por quanto tempo os alimentos podem ficar congelados antes de serem consumidos?

Congelar em casa não é tarefa difícil, mas você precisa conhecer as propriedades de cada tipo de alimento para realizar o processo corretamente. Além disso, preste atenção à indicação do prazo máximo de conservação para um consumo seguro.

Pães e bolos

Se eles acabaram de sair do forno, devem ser esfriados antes do congelamento. Mas você pode congelar a massa crua, desde que acrescente um terço a mais do fermento necessário da receita. Prazo: até seis meses.

Frutas

Congele as maduras e sem danos. As delicadas como morangos e uvas, devem ser congeladas individualmente. Separe-as num prato e leve-as ao congelador. Após congeladas, mude-as para um saco plástico. Prazo: até 12 meses.

Legumes

Quase todos os legumes podem ser congelados, mas siga os passos do branqueamento. Hortaliças que são consumidas cruas não devem ser congeladas. Prazo: até 12 meses.

Carnes

Congele-as logo ao chegar em casa, após as compras. Retire os ossos e a gordura em excesso, e guarde-as em pequenas porções. Prazo: depende do tipo de carne – as mais gordurosas, até dez meses, e as mais magras, até dois meses.

Peixes e frutos do mar

Eles degradam depressa, por isso só congele aqueles que considerar frescos. Se desconfiar que já foram congelados antes na peixaria, apenas podem ir para o congelador depois de cozidos. Prazo: peixe magro, até seis meses, e gordo, como também os frutos do mar, até três meses.

Alimentos prontos

Os alimentos já prontos devem ser congelados em pequenas porções. Caso você cozinhe com a intenção de congelar o excedente, evite sal e especiarias em excesso. Os condimentos podem alterar o sabor durante a conservação. Prazo: até três meses.

Laticínios

O leite e os iogurtes ganham grânulos quando congelados. O queijo minas frescal não deve ser congelado. Já prato, muçarela, estepe, camembert e brie mantêm as propriedades, assim como a manteiga. Prazo: queijos, até oito meses, e manteiga, até seis meses.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes