Home / Sem categoria / I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde

I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde

O “Encontro de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde“, é um projeto do Blog ArtriteReumatoide, que através do Grupo EncontrAR, idealizou o encontro nacional direcionado aos blogueiros e ativistas em redes sociais, que falam de saúde ou da convivência com a doença que os motivou a escrever o blog e a entrar no movimento.

O projeto visa estabelecer um encontro presencial anual, que deve ocorrer no mês de Junho de todos os anos.
Tem por objetivo ser um marco inicial para a união e fortalecimento dos blogueiros e ativistas em redes sociais que abordam o tema “saúde”,  incentivando a  democratização da informação, evidenciando a importância desses formadores de opnião como agentes de transformação social.
O encontro acontecerá em um dia com programação das 09 às 17 hs, onde serão ministrada palestras socioeducativas, com foco na informação de qualidade para promoção de melhores cuidados em saúde, incentivando a melhor qualidade de vida. 
“Dr. Google, resolve tudo”
A internet é hoje uma importante ferramenta de comunicação, é o primeiro lugar onde as pessoas  buscam informações sobre os seus sintomas, e, quando voltam das consultas médicas, buscam informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, opções terapêuticas, dicas de qualidade de vida e informações sobre direitos e deveres. Porém, muitas vezes encontram informações confusas e errôneas, sobre tratamento alternativos sem consensos médicos e autorização de órgãos regulatórios, por muitas vezes sendo influenciadas por blogueiros e ativistas de grupos temáticos a fazerem uso de medicamentos e terapias que prometem a cura. Existe uma infinidade de blogs e grupos temáticos que replicam informações que podem influenciar o uso de tais medicamentos e terapias, comprometendo a vida do paciente.
Por isso, pensamos em levar informações e dicas de como ser um formador de opnião, na internet, responsável, ativo, receptivo e conhecedor não somente da doença que os motivou a escrever um blog, ou formar um grupo temático, mas também das doenças por comorbidade, seus direitos, deveres e caminhos para chegar ao tratamento médico adequado e seguro. 
E mostrar ainda de que forma, através da blogsfera e mídias sociais podemos cobrar do governo condições adequadas de acesso ao médico, a equipe multidisciplinar, e aos medicamentos, estimulando dessa forma o melhor e maior acesso do paciente tanto ao médico especialista,  quanto aos medicamentos modernos que lhe trarão melhor qualidade de vida.

Público Alvo
  • Blogueiros do seguimento saúde (pacientes ou familiares)
  • Blogueiros médicos e da equipe multidisciplinar (psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais);
  • Ativistas em redes sociais;
    • Administradores de Grupos no Facebook
    • Administradores de Grupos no Orkut
    • Administradores de Grupos no Yahoo
      • Administradores de redes sociais em geral
  • Líderes de ONGs com atuação na web.
  • Profissionais da mídia.
  • Blogueiros e administradores de redes sociais de outros seguimento, conforme disponibilidade de vaga.
Vagas limitadas a 200 inscritos!! 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Live: A importância da manutenção regular do tratamento do câncer de mama no Brasil

Medicamentos Biológicos e Biossimilares na Oncologia, intercambialidade na visão do oncologista e a importância da …

9 comentários

  1. Gosto muito dos seus projetos Priscila parabéns continua essa mulher gerreira que você é. http://saudefamiliar.comunidades.net/

  2. Este comentário foi removido pelo autor.

  3. Parabéns, Priscila! Vc é uma guerreira! Não sei como consegue cuidar de tantos projetos ao mesmo tempo!!!
    Vc é um exemplo pra todos nós!!!
    Sucesso cada vez mais! Bjs de carinho e admiração!

    Ana Maria Laitano

  4. Parabens pelo incentivo e motivaçao! Um dia ainda vou ao encontro EncontrAR!

    Beijo

    Gilberta Sobreira

  5. Olá blogueira minha querida, como é bom saber que as pessoas (algumas) se mobilizam pela causa de todos. Fico muito feliz com essa sua atitude, espero sinceramente um dia ser em São Paulo e eu que não bloqueira, gostaria muito de conhecer todas estas pessoas ilustres que ninguém , ou poucos sabem que existe.Beijos e boa sorte.

  6. O BLOG http://ESTUDANDORARAS.BLOGSPOT.COM ESTARÁ PRESENTE COMEMORANDO 800.0000 ACESSOS EM DOENÇAS RARAS
    Existe desde janeiro de 2009 e foi oficializado com o inicio das atividades na internet em maio daquele ano com o blog http://estudandoraras.blogspot.com .
    Media diária de 900 consultas.
    Inicialmente concebido por Marcos Antonio Teixeira , publicitário que pretendia dar continuidade as ações preventivas que já eram feitas na cidade de São Paulo com relação a Diabetes e suas consequências.
    Em 2009 organizados três seminários com mais de 40 voluntários sobre 80 diferentes doenças raras e sua peculiaridades,com supervisão do Vereador Medico Dr. Marco Aurelio Cunha que apoiou a iniciativa desde o inicio .
    Destinado a estudantes e pacientes , mais de 600 pessoas tiveram acesso pela primeira vez ao tema no Brasil neste formato.
    Na sequencia dos nossos trabalhos em 2010 foram mais de 15 seminários sobre diversos temas e a primeira edição da Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras no parque na juventude com a presença de 60 entidades de 2000 pessoas .
    Em 2011 realizamos a segunda edição da caminhada , no parque na aclimação com a participação de + de 4000 pessoas e tivemos como marco daquele ano o inicio de diversas entidades constituídas oficialmente ou como movimentos sociais que se motivaram a organizar seus pacientes , necessidades comuns e trabalhos científicos e de grande importância social
    Também em 2012 foi iniciado através do trabalho de marketing do grupo o acesso aos direitos do paciente com a parceria com a AFAG Associação de Familiares Amigos e Portadores de Doenças Graves presidida pela Dra Maria Cecilia J.B.M.Oliviera , notadamente uma das maiores autoridades no acesso aos direitos dos pacientes , que tomou a frente o trabalho dos outros estados já consolidando ações conjuntas de rotina com a colocação de delegados em Pernambuco, Rio de Janeiro , Paraná, Minas Gerais , Rio Grande do Sul , Bahia, Santa Catarina, Alagoas, Piauí e outras que encontram-se em negociação.
    O GEDR e a AFAG hoje são entidades complementares que já em 2013 organizaram mais uma vez o Dia Mundial de Doenças Raras em 8 estados e mais de 20 cidades nesta edição tivemos a presença de 166 palestrantes e 5000 pessoas assistiram nossos seminários e temos uma agenda marcada de ações para todo o ano e para todos os públicos, leigos, cientistas, governos, estudantes e pacientes , alem de participações em congressos , feiras e eventos de terceiros como convidados e expositores

    Um novo caminho se abre para o GEDR também na área governamental federal e de educação , no primeiro caso nosso grupo foi signatário do documento que fará parte da organização das políticas publicas do Ministério da Saúde para doenças raras (anexo) e na área de educação começamos o primeiro curso de Doenças Raras para estudantes de Psicologia com aulas teóricas e práticos com duração de um ano na Universidade Paulista , objetivo que procurávamos desde nossa criação

    MARCOS ANTONIO TEIXEIRA
    http://estudandoraras.blogspot.com
    Estudandoraras@hotmail.com
    http://www.facebook.com/estudandoraras?ref=tn_tnmn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes