Home / Blogueiros de Esclerose Múltipla / 2º Encontro de Esclerose Múltipla / I Workshop de Comunicação para Blogueiros de Esclerose Múltipla

I Workshop de Comunicação para Blogueiros de Esclerose Múltipla

Relacionamento com a Imprensa em transformação, mais de 30 blogueiros de Esclerose Múltipla participaram do Workshop de Comunicação que abordou a relação entre Imprensa x blogueiros x pacientes, em São Paulo

Tem se tornado frequentIMG_2303e no Brasil nos últimos cinco anos o fechamento de veículos de comunicação, revistas e jornais em especial, e as consequentes demissões de jornalistas em números além do normal para o mercado. Esta realidade, além da do aumento da utilização da  Internet, está provocando mudanças na relação da Imprensa especializada com o seu público. Esta foi uma das análises do jornalista do Uol, Vinícius Segalla, que culminou na constatação dele durante o Media Training realizado durante 2º Encontro de Pacientes e Blogueiros de Esclerose Múltipla, no dia 23 de agosto, no Hotel HB Ninety Convention, em São Paulo.

Jornalista Vinícius Caetano Segalla
Jornalista Vinícius Caetano Segalla

O surgimento de blogs, veículos independentes, fóruns e espaços multilaterais de debate; a modificação da forma de se produzir notícia e o aumento da velocidade na transmissão da informação com consequente redução na qualidade da apuração contribuem para este momento vivido pela Imprensa. E é ai que entram, segundo ele, os blogueiros “especializados”. “Com mais trabalho a fazer, o jornalista necessita mais de especialistas, mas tem menos tempo para procurá-los. Quanto mais precisão na informação, mais rapidamente os blogueiros se tornarão “fontes” para o jornalista”,  os blogueiros devem realçar o conteúdo de interesse jornalístico como uma estratégia de pautar a imprensa através dessas pautas iniciarem um relacionamento com os jornalistas,  vislumbrou Segalla.

O jornalista acredita ser este momento uma oportunidade para que os blogueiros se organizem e entendam cada vez mais a importância das Redes Sociais no dia a dia da Imprensa. Até porque, em muitos blogs o volume de público atingido é muito maior do que muitas veiculações tradicionais.

IMG_2285
Gabriela Rocha, editora do Blog da Saúde/Ministério da Saúde

É o caso do Blog do Ministério da Saúde, blog.saude.gov.br, que em sua página no Facebook tem mais do 1,2 milhão de curtidas. Gabriela Rocha, responsável pelo Blog governamental ressaltou o quanto é importante a informação checada e segura antes de ser veiculada. “Credibilidade é algo imprescindível para quem trabalha com informação. Nem sempre podemos confiar naquilo que encontramos na Internet. Mas é possível, com algumas técnicas verificar a credibilidade de
informações”, comentou Gabriela. No curso ela deu dicas de como os blogueiros podem correr atrás desta credibilidade. Tais como: Ignore a fonte e busque o fato; busque confirmar as informações em sites confiáveis; crie uma rede de fontes com médicos; advogados; farmacêuticos; Ongs e associações. E deixou bem claro o quanto se deve fugir das informações sem fundamento. “Sempre dê uma olhada no site www.e-farsas.com antes de publicar algo”, recomendou. Para ela o engajar faz toda a diferença, por isso sugeriu que os blogueiros devem participar de fóruns, comunidades, grupos do Facebook, devem responder aos comentários no Blog e nas Redes Sociais. Além de engajar, o blogueiro pode se envolver nas questões de políticas públicas em saúde, ressaltando que neste ano acontece a 15º Conferência Nacional de Saúde, onde blogueiros da saúde podem participar como convidados e delegados por seus municípios. Existe ainda o Dialoga Brasil um canal de comunicação atrexercecendo seu papel democrático de construção política.

Maurício Grilli, executivo de Marketing da Novartis, deixou bem claro durante o bate-papo com os blogueiros o quanto a empresa é favorável às Redes Sociais. “ Nós apoiamos a atuação dos pacientes nas redes sociais”, citou ao comentar a campanha mundial da empresa – ainda não atuante no Brasil – denominada Cidadão Jornalista da Saúde. A campanha reforça o quanto a empresa “respeita a independência e a integridade das organizações de pacientes”. A regulamentação mundial sobre como a Indústria Farmacêutica deve se relacionar com seus pacientes na Internet anda a passos bem curtos. Somente no primeiro semestre de 2016, após dois anos de atraso o FDA (U.S. Food and Drugs Administration) apresentará as regras que deverão nortear esta relação. Mais uma vez os blogueiros estão entre a fonte de informação e o paciente. Por isso, o cuidado com o que divulgação é tão importante. Roberta Garrido, representando o departamento de Comunicação da MERCK Serono, ressaltou sobre a importância dos blogueiros da saúde, como disseminadores de informação e o quanto devem ser responsáveis com o uso da informação que geram na internet.

IMG_2363Responsabilidades do Blogueiro Formador de Opinião, foi o tema debatido pelas blogueiras Priscila Torres (www.artritereumatoide.blog.br) e Bruna Rocha (www.esclerosemultiplaeeu.blogspot.com), ela que é doutoranda no assunto, entende os blogs da saúde, como um espaço de compartilhamento e educação, onde a informação sobre a doença que quase sempre é técnica, encontra entendimento através das histórias de vidas compartilhadas, uma vez com diagnóstico de uma doença crônica “perdemos o chão” e os blogs, servem para amparar esses indivíduos que estão em queda, por isso, as informações dos blogs de saúde, devem ser escritas com qualidade e responsabilidade, pois, dependendo do que o paciente 2.0 encontrar no blog, irá determinar a sua tomada de decisão em saúde, reforça Priscila Torres.

Carolina Terra, consultora de mídias sociais
Carolina Terra, consultora de mídias sociais

Gerenciamento de Plataformas e Produção de Conteúdo, foi o tema da aula de Carolina Terra, consultora de mídias sociais que abordou questões que vão desde a gestão e curadoria de conteúdo até o uso das redes sociais para distribuição de conteúdo. Carolina, reforçou sobre a importância do conteúdo com referência, fonte e credibilidade, citou três regras para a curadoria de conteúdo: pesquisa; contextualização e compartilhamento. Explanou sobre políticas, normas e diretrizes de boa conduta nas mídias sociais, enfatizando a importáncia do conteúdo do blog estar indexado nas redes sociais e finalizou ressaltando o blogueiro como”influência online”, indicando caminhos de como ser reconhecido, tornando-se uma fonte de informação e referência sobre o tema que defende, buscando conhecimento baseado em fatos e estudos, diferenciando-se dos outros e criando relacionamento com sua audiência e outros influenciadores.
IMG_2556Otimização e relevância de blogs foi o tema trazido pela Agência Chleba, apresentando termos como” Ads, Seo, Grants e Analystics”, permitiu aos blogueiros de esclerose múltipla, fazer uma imersão no mundo das métricas e posicionamentos da blogsfera, fornecendo subsídios para o gerenciamento profissional de seus blogs.

O Workshop de Comunicação configurou uma oportunidade unica de aprendizagem profissional para os blogueiros, permitindo que à partir deste evento, possam gerenciar com mais propriedade seus blogs e redes sociais, melhorando a qualidade da informação disseminada e possibilitando a profissionalização do blogueiro da saúde. “Agilidade, informação e credibilidade andam juntas no mundo virtual em que vivemos”, comentou Priscila Torres, organizadora do evento.

Colagens

Relacionamento com a Imprensa em transformaçãoMais de 30 blogueiros de Esclerose Múltipla participaram o Media Training…

Posted by Blogueiros da Saúde on Quinta, 17 de setembro de 2015

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

GATEM promove IX Simpósio de Esclerose Múltipla do Alto Tietê

Profissionais da saúde, associações e representantes da gestão da cidade e do Ministério da Saúde estiveram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes