Home / Notícias / Dermatite atópica: sociedades médicas se unem para chamar a atenção sobre a doença

Dermatite atópica: sociedades médicas se unem para chamar a atenção sobre a doença

Campanha de conscientização marca a criação do Dia da Dermatite Atópica e estimula a discussão sobre o problema

A dermatite atópica é muito mais do que um simples problema de pele: é uma doença inflamatória crônica que causa lesões na pele e coceira intensa, gerando impactos físicos e emocionais para os pacientes. Para conscientizar a população sobre a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e a Sanofi se unem para instituir o Dia da Dermatite Atópica, celebrado pela primeira vez neste ano, no dia 23 de setembro, quando uma campanha chega às ruas e às redes sociais.

“Queremos mostrar que a dermatite atópica é uma doença complexa, com forte impacto físico e emocional. O que vemos na pele, como as lesões e a vermelhidão, são alguns dos sintomas causados por uma reação imunológica exagerada”, afirma o diretor Científico da ASBAI, Dr. Dirceu Solé. A dermatite atópica atinge cerca de 20% das crianças e até 3% dos adultos1 e é causada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Por isso, o tratamento deve envolver diversas abordagens, com o objetivo de recuperar a pele lesionada e controlar a inflamação2.

O presidente da SBD, Dr. José Antonio Sanches, ressalta os impactos que a doença tem na vida dos pacientes. “A coceira e as lesões da pele causam tanto desconforto que, nos casos moderados a graves, o paciente pode até ter dificuldade para dormir ou se vestir”, explica o médico. 55% dos pacientes com dermatite atópica moderada ou grave, por exemplo, relatam alterações do sono 5 ou mais noites por semana e 51% apresentam sinais de ansiedade ou depressão3.

Por essa razão, a campanha DesapareciDA? pretende chamar a atenção sobre o alto impacto social da dermatite atópica na vida dos pacientes. “Os pacientes com dermatite atópica grave relatam que são questionados sobre as lesões e manchas na pele e que encaram olhares preconceituosos. Muitos desses pacientes chegam a evitar o convívio social e podem se isolar. O conceito da campanha foi criado a partir desta realidade justamente para tentar mudá-la, fazendo com que o conhecimento sobre a doença aumente e o preconceito diminua”, explica a gerente médica da área de Imunologia da Sanofi, Suely Goldflus.

A campanha retrata a realidade de três pacientes reais com dermatite atópica, a fotógrafa Tamara, a analista Camila e o profissional autônomo Márcio – que relatam em vídeos e fotos sua relação com a doença e como deixaram de participar de atividades importantes de suas vidas. Os vídeos e fotos estarão expostos nas redes sociais, no site www.entendadermatiteatopica.com.br e serão expostos em um evento aberto ao público que discutirá a doença e seu impacto social. O evento ocorre no dia 23 de setembro, das 9h às 13h, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ocorrer pelo e-mail entendadermatiteatopica@access-mkt.com.br, pelo telefone (11) 3777 8414 ou pelo Whatsapp (11) 96419 2367.

Educação em saúde

A campanha conta ainda com ações de impacto, que incluem fazer um edifício na esquina

das Avenidas Paulista e Consolação, em São Paulo, “se coçar”, por meio da técnica de projeção mapeada. Mãos gigantes simularão o ato de se coçar, arrancando o acabamento do Edifício Anchieta, um dos principais ícones modernistas de São Paulo. Tijolos, massa e concreto cairão no chão, simulando a descamação da pele. Canos e rede elétrica ficarão expostos, causando vazamentos e curtos-circuitos, tudo de maneira virtual, fazendo uma relação com as lesões que ocorrem nos pacientes com dermatite atópica. Com essa ativação, a campanha DesapareciDA? tem a intenção de surpreender as pessoas que estiverem passando pelo local, chamando a atenção para os principais sintomas da dermatite atópica. A atividade abre as celebrações do Dia da Dermatite Atópica e ocorre no dia 22 de setembro, das 19h às 21h na Avenida Paulista, 2584.

Outro destaque da programação é a ação escape room Dermatite Atópica. Para materializar a experiência de uma paciente com dermatite atópica, a 60 Minutos Escape Rooms, uma das principais casas do segmento no país, desenvolveu uma sala temática com diversos desafios mostrando como a doença interfere na qualidade de vida e gera impactos sociais e emocionais. A atividade é gratuita e aberta ao público de 25 de setembro a 9 de outubro. A atração aposta em um roteiro de suspense, que prende a atenção dos participantes do início ao fim e trazem informações e dados sobre dermatite atópica com o objetivo de mudar a percepção das pessoas sobre a doença.

Serviço:

Projeção Mapeada de Dermatite Atópica

Data: 22 de setembro de 2017

Horário: das 19h às 21h

Local: Avenida Paulista, 2584 – Consolação, São Paulo

Mesa redonda sobre Dermatite Atópica

Data: 23 de setembro de 2017

Horário: das 9h às 13h

Local: Maksoud Plaza – Rua São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista, São Paulo.

Inscrições pelo e-mail entendadermatiteatopica@access-mkt.com.br, pelo telefone (11) 3777 8414 ou pelo Whatsapp (11) 96419 2367 – VAGAS LIMITADAS

Escape Room Dermatite Atópica

Data: 25 de setembro até 09 de outubro de 2017

Horário: 11h às 19h, sempre a cada duas horas

Local: 60 Minutos Escape Room

Endereço: Rua Vieira de Morais, 1438, Campo Belo. São Paulo – SP

Inscrições Gratuitas: agendamento deve ser feito pelo telefone (11) 94866-4049

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pacientes oncológicos podem viajar?

Especialista alerta para os cuidados que pacientes que enfrentam câncer devem tomar na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas