Home / Notícias / Plataforma digital ajuda a reduzir o consumo de álcool

Plataforma digital ajuda a reduzir o consumo de álcool

Abusar das doses de cerveja, caipirinha, vinho e afins traz muito mais problemas do que a ressaca do dia seguinte. Diversas pesquisas apontam prejuízos sérios à saúde, como abalos no sistema imunológico, cirrose, danos à memória, Sem contar o risco de acidentes de trânsito.

Pois pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apostam na internet para auxiliar os indivíduos a maneirar nos goles. Eles estão testando o site Bebermenos, desenvolvido com o patrocínio da Organização Mundial da Saúde, que oferece várias ferramentas nesse sentido – vale lembrar que é tudo gratuito.

É possível, por exemplo, fazer um diário de consumo. Dessa maneira, a pessoa percebe em quais dias da semana e em quais circunstâncias deu aquela exagerada. A partir daí, são criadas metas semanais de ingestão máxima de álcool – para alcançá-las, o usuário recebe e-mails de alerta.

Segundo a Unifesp, mais de 6 mil pessoas entraram no site desde que ele foi lançado, sendo que houve uma redução média de 30 a 48% no consumo de álcool depois de apenas seis semanas de uso. Além de ser de graça, o site pode ser acessado todo dia e garante sigilo e anonimato.

Fonte: Saúde Abril

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pacientes oncológicos podem viajar?

Especialista alerta para os cuidados que pacientes que enfrentam câncer devem tomar na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas