Home / Notícias / Alimentação é aliada no tratamento da endometriose

Alimentação é aliada no tratamento da endometriose

Manter hábitos alimentares saudáveis está entre as indicações de práticas para amenizar os desconfortos e dores provocadas pela endometriose. A correlação, de acordo com a ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maria Luisa Mendes Nazar, está na capacidade de alguns alimentos interferirem de forma positiva na inflamação na região pélvica.

“A endometriose é uma doença benigna. Ela se caracteriza pela presença de células do endométrio fora da cavidade endometrial- tecido que descamaria na menstruarão. As mulheres com esse problema podem ter focos de endometriose no ovário, na bexiga ou no intestino, o que pode desenvolver inflamação e, consequentemente, dor”, explica a especialista.

Com o intuito de atenuar esse desconforto, a médica reforça que é preciso dar preferência ao consumo de alguns alimentos e excluir outros, a fim de não intensificar o quadro inflamatório. “É recomendado que as mulheres com esse quadro incluam na sua rotina fibras e frutas, além de muita água. Na contramão, o ideal é evitar o consumo de carne vermelha, de leite e de alimentos gordurosos”, exemplifica.

Apesar da grande importância que tem, a boa alimentação não exclui o acompanhamento médico e a adoção de recursos terapêuticos convencionais para lidar com o quadro ocasionada pela doença. De acordo com a ginecologista, de maneira geral, o primeiro passo é o tratamento clínico com o uso de medicamentos e interrupção da menstruação, e nos casos mais graves, a alternativa cirúrgica.

“Apesar de ser uma doença crônica o tratamento adequado permite à mulher uma melhora significativa, com maior qualidade de vida e controle dos sinais da endometriose”, conclui.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

Tel. (11) 5080-4000

Site: www.hpev.com.br

Facebook: www.facebook.com/HospitalEdmundoVasconcelos/

Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV

YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Linkedin:www.linkedin.com/company/19027549

Instagram:www.instagram.com/hospitaledmundovasconcelos/

Fonte: Assessoria de imprensa.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes