Home / Notícias / Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico de redução de estômago que tem como finalidade proporcionar aos pacientes uma significativa perda de peso, bem como tratar as doenças associadas à obesidade. Realizada por um cirurgião especializado, a cirurgia é indicada quando o paciente não consegue perder o peso necessário com o tratamento clínico prévio.

“A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes portadores de obesidade mórbida, grau definido segundo uma classificação mundial denominada IMC (Índice de Massa Corpórea), que é calculada através do peso dividido pela altura ao quadrado (IMC = Peso/ Altura x Altura).

De acordo com esse cálculo: IMC 20 – 25: peso normal; IMC 25 – 30: obesidade grau l; IMC 30 – 35: obesidade grau II; IMC 35 – 40: obesidade grau III (mórbida). Os pacientes com IMC > 40 e entre 35 – 40 com doenças associadas à obesidade têm indicação de serem submetidos à cirurgia bariátrica”, explica o Dr. André Augusto Pinto, cirurgião bariátrico e prestador de serviços no Hospital América de Mauá.

A principal vantagem da indicação da cirurgia bariátrica é que o paciente perderá entre 30 a 40 % do peso e, se seguir todas as orientações, não reganhará peso, evitando aquele famoso efeito sanfona das dietas alimentares. “Além disso, a cirurgia bariátrica leva a uma perda de peso que é a maior entre todos os procedimentos conhecidos.

Ela tratará as doenças associadas à obesidade, como a hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias (colesterol e triglicérides elevados), esteatose hepática (gordura no fígado) etc.”, ressalta o doutor.

Atualmente, as cirurgias bariátricas são realizadas através da videolaparoscopia e tem duração de 60 a 120 minutos; o período de internação varia de 02 a 03 dias, caso não haja nenhuma intercorrência e a maioria dos pacientes não internam em UTI. “No SUS, ainda se faz algumas cirurgias convencionais, e a cirurgia robótica está sendo feita em alguns pacientes. Existem várias técnicas cirúrgicas e as mais realizadas são o By Pass gástrico e a Gastrectomia Vertical (Sleeve Gástrico), as duas com excelentes resultados”, comenta o médico.

As principais contraindicações da cirurgia bariátrica estão relacionadas especialmente a graves patologias cardíacas e pulmonares, pois aumentam muito o risco do procedimento cirúrgico. “Doenças psiquiátricas e transtornos psicológicos, como a compulsão alimentar não tratada, também são outras contraindicações, pois fazem com que os pacientes não obedeçam às orientações dietéticas pós-operatórias, causando riscos sérios à saúde dos pacientes operados”, pontua Dr. André.

A avaliação pré-operatória do paciente é feita através de exames laboratoriais, como: endoscopia digestiva alta, ultrassom de abdome total, além de avaliação com equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, cardiologista, pneumologista, anestesista, psicólogos e nutricionistas. “Os principais cuidados pré-operatórios são: fazer uma boa avaliação clínica e multidisciplinar e perder em torno de 10% do peso, principalmente para aqueles pacientes muito obesos, o que facilitará significativamente o procedimento cirúrgico”, esclarece o especialista.

É fundamental no pós-operatório o paciente seguir as orientações do seu cirurgião e da equipe multidisciplinar, bem como mudar seus hábitos alimentares e modo de vida, introduzindo atividades físicas regulares, diminuindo o sedentarismo para que sua perda de peso seja satisfatória.

A cirurgia bariátrica está indicada para pacientes entre 18 e 70 anos. Pacientes entre 16 e 18 anos também podem ser submetidos à cirurgia, desde que tenham autorização de seus pais. “O Hospital América é um hospital de referência na região do ABC para cirurgia bariátrica. A equipe da cirurgia bariátrica foi implantada no hospital em 2010, coordenada pelo Dr. André A. Pinto, tendo como assistente o Dr. Bruno Ferrari Bolla, com auxílio do Dr. Victor Stefanato Alvarez e conta com toda a infraestrutura e tecnologia para o tratamento dos pacientes obesos, dispondo de centro cirúrgico, materiais e equipamentos de última geração.

Contamos também com equipe multidisciplinar composta por cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, cardiologistas, dermatologistas, pneumologistas, anestesistas, psicólogos e nutricionistas altamente especializados no tratamento e acompanhamento dos pacientes obesos, trabalhando em conjunto para uma cirurgia segura e um resultado pós-operatório de sucesso para todos os nossos pacientes, além do acompanhamento a longo prazo, com todo o suporte necessário para o sucesso da cirurgia , perda de peso satisfatória e melhora da sua qualidade de vida.

Dispomos ainda de ambulatório com salas de atendimento especiais com maca, cadeiras e balanças próprias para os pacientes obesos”, finaliza.

Entrevista:  Dr. André Augusto Pinto | Cirurgião bariátrico e prestador de serviços no Hospital América de Mauá | Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Fonte: M112 – Assessoria de imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes