Home / Notícias / Conheça 5 esportistas de alta performance que sofrem de asma
Marta Vieira da Silva é uma das jogadoras de futebol feminino mais respeitadas do mundo. Eleita este ano pela sexta vez como a melhor jogadora do mundo, atualmente, joga pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos. A jogadora nasceu em Dois Riachos, Alagoas e é referência para o futebol feminino.

Conheça 5 esportistas de alta performance que sofrem de asma

A doença atinge mais de 26 milhões de pessoas no Brasil e, quando não tratada corretamente, pode ser fatal. A asma é uma doença bastante comum e atinge, apenas no Brasil, mais de 26 milhões de pessoas. Caracterizada pela inflamação das vias aéreas causada por fatores externos variados, se não tratada, pode causar a morte do paciente.

No País, uma pessoa morre a cada 18 horas em decorrência da doença. No entanto, a asma pode ser facilmente controlada com o tratamento correto e, diferente do que muitos pensam, não é impeditivo também para nenhum tipo de atividade física – muito pelo contrário. A prática de esportes é recomendada para auxiliar no tratamento da doença. Prova disto é o reconhecimento de diversos atletas de alta performance e referências mundiais que, poucos sabem, mas são asmáticos, como a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva e os nadadores Cesar Cielo e Gustavo Borges.

Conheça abaixo, então, um pouquinho mais da história de cinco atletas que provam que a asma, quando controlada, não impede na prática de nenhuma atividade física:

Campeonato Mundial FINA em Piscina Curta
Cesar Augusto Cielo Filho, conhecido como Cesar Cielo, o nadador brasileiro profissional nasceu em Santa Bárbara d’Oeste e se tornou um grande atleta reconhecido mundialmente. Neste ano, ele retomou o topo mais alto do pódio com a conquista na prova dos 100m livre do Troféu José Finkel, na piscina do Esporte Clube Pinheiros e o bronze no dia 15 de dezembro, em Hangzhou, na China. Cielo chegou a 19 pódios na carreira em Mundiais, com 11 medalhas de ouro.
emidiastrip_300172_1_full
Marta Vieira da Silva é uma das jogadoras de futebol feminino mais respeitadas do mundo. Eleita este ano pela sexta vez como a melhor jogadora do mundo, atualmente, joga pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos. A jogadora nasceu em Dois Riachos, Alagoas e é referência para o futebol feminino.
emidiastrip_300172_2_full
Gustavo Borges, nascido em Ribeirão Preto, se tornou um nome reconhecido da natação mundial. Em sua carreira, o nadador ostenta quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas. Na Olimpíadas de Atenas de 2004, o atleta se despediu do mundo das piscinas, após nadar o revezamento 4x100m livre. Em 2012, tornou-se parte do Hall da Fama da natação mundial. Atualmente, é empreendedor e assessora as academias a desenvolverem a metodologia Gustavo Borges com os alunos.
O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/SSPress/Botafog
Marcos Vinícius de Jesus Araújo ou simplesmente Marcos Vinícius, nasceu em Marabá, Pará, mas mudou-se para a cidade de Ipirá, munícipio da Bahia, quando ainda era criança. Atualmente, o jogador profissional de futebol atua como meia e defende o Botafogo. Ele já teve passagens pelo Cruzeiro e Náutico. Também participou da Copa Do Brasil e do Campeonato Carioca.
emidiastrip_300172_4_full
David Beckham, famoso jogador de futebol inglês, anunciou sua aposentadoria em meados de 2013 e revelou sofrer de asma em 2009, quando foi flagrado usando uma bombinha durante jogo pelo Los Angeles Galaxy, na final da liga americana de futebol. Em 1999, foi o primeiro europeu a conquistar o prêmio de jogador europeu do ano, concedido pela UEFA. Neste mesmo ano, assim como em 2001, ficou em segundo lugar na premiação da FIFA de melhor jogador de futebol do mundo.

 

Referência: 1. To T et al. Global asthma prevalence in adults: findings from the cross-sectional world health survey. BMC Public Health. 2012 Mar 19;12:204.
2. Datasus – ago/18. Cançado JED et al.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes