Home / Diabetes / Conitec dá parecer favorável à nova opção de tratamento para o diabetes

Conitec dá parecer favorável à nova opção de tratamento para o diabetes

Doença crônica já é considerada epidemia global e afeta cerca de 13 milhões de brasileiros

O órgão governamental responsável pela avaliação da inclusão de novos medicamentos nas farmácias do Sistema Único de Saúde, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC), é favorável a disponibilização de nova opção para o tratamento e controle do diabetes tipo 2. O diabetes é uma doença que afeta 6,9% da população brasileira, o equivalente a cerca de 13 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo o dr. José Saraiva, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes é uma doença exponencial. “Por esse motivo, é importante que estejamos em constante revisão das terapias disponíveis, para ficarmos atentos às inovações e tecnologias que podem beneficiar nossos pacientes”, conta.

O avanço dessa doença já é uma epidemia global: a OMS estima que o diabetes tipo 2 teve crescimento próximo a 62% na última década¹, principalmente por estar associado ao envelhecimento da população, aos maus hábitos alimentares e falta de atividade física¹. Outro mal hábito que prejudica o paciente é a baixa adesão às terapias que impacta no funcionamento do coração e dos rins, causando hipertensão, insuficiência cardíaca e renal, e outras doenças que afetam esses órgãos¹.

Por tudo isso, o diabetes se tornou uma questão de saúde pública no Brasil. Hoje, cerca de 7,2 milhões de pacientes recebem medicamento do SUS e o Ministério da Saúde investirá quase R﹩ 400 milhões a partir deste ano. “É fundamental ampliar o número de terapias disponível para a sociedade. Todos precisam alcance ao tratamento mais indicado para si e, para isso, é necessário que as terapias mais novas estejam ao alcance da mão”, finaliza o especialista.

Referências:

[1] Ministério da Saúde – http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes
[2] Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45763-ms-avalia-atualizacao-do-protocolo-clinico-de-diabetes-no-sus

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes