Home / Notícias / Dicas de alimentação para uma temporada de verão saudável

Dicas de alimentação para uma temporada de verão saudável

A Secretaria da Saúde (Sesa) aproveita o verão para dar dicas que garantam uma temporada mais saudável. Cuidados com a alimentação são fundamentais, principalmente nos períodos em que as temperaturas ficam mais altas.

“No calor do verão, a tendência é ter menos apetite. Por isso, use e abuse das saladas e alimentos servidos frios. Eles são mais refrescantes. Também vale investir em grelhados e assados, que costumam ser mais leves e agradáveis para o período”, recomenda a nutricionista da Sesa, Angelica Koerich.

Angelica ressalta que é importante se manter hidratado. “Além da água, algumas frutas ajudam na hidratação do corpo, como a melancia, o melão e o abacaxi, por exemplo. Também são recomendados os sucos naturais”, diz.

HIGIENE – Nas altas temperaturas os cuidados com a higiene e a conservação dos alimentos devem ser redobrados. Certifique que alimentos servidos quentes, como espetinhos e pastéis, estejam bem cozidos ou assados.

Alimentos congelados devem ser descongelados e utilizados rapidamente. Também é importante não descongelar na temperatura ambiente, mas utilizando o micro-ondas ou a geladeira.

“Ao deixar a comida exposta por muito tempo em temperatura ambiente, a chance de contaminação e proliferação de bactérias é maior, podendo ocasionar uma intoxicação alimentar”, explica chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos, Karina Ruaro.

PEIXES – Durante a compra de peixes, deve-se verificar a temperatura de conservação. Quando frescos, ela deverá ser inferior a 4ºC. O transporte deve sempre ser feito em caixa térmica ou de isopor com gelo.

“Na escolha do pescado, os consumidores devem verificar algumas características do peixe. Por exemplo, os olhos devem estar brilhantes e salientes e as escamas bem aderidas e firmes”, orienta Karina. Ela também diz que as brânquias devem ter cores vermelhas ou rosadas e a pele não deve conter manchas.

A chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos conta que alimentos em embalagens perfuradas, sujas, amassadas, estufadas ou trincadas não devem ser compradas. Também é necessário estar atento à validade dos produtos.

Em caso de dúvidas, procure a Vigilância Sanitária dos municípios ou entre em contato com a Ouvidoria Geral da Saúde pelo telefone 0800 644 4414.

Fonte: Blog da Saúde

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes