Home / Notícias / Doenças cardiovasculares são responsáveis por 80% das mortes de pacientes com diabetes

Doenças cardiovasculares são responsáveis por 80% das mortes de pacientes com diabetes

Pesquisa realizada com mais de 12 mil pacientes em 133 países amplia olhar e mostra que o coração está mais perto da doença do que se imagina.

Muito mais que amputação, cegueira ou complicações renais. Dos mais de 400 milhões de casos de diabetes no mundo, 90% apresentam ao menos um fator de risco cardiovascular. Ainda mais sério é o dado de que 80% das mortes de pacientes com diabetes estão relacionadas às doenças cardiovasculares. Os números são da Federação Internacional de Diabetes (IDF), que amplia o olhar sobre o assunto e mostra que o coração pode estar passando despercebido por médicos e pacientes.

De acordo com o levantamento, os problemas ligados ao coração lideram as causas de mortes e incapacidade entre pessoas com diabetes tipo 2, tipo mais comum da doença e que aumenta em até quatro vezes a propensão a ataques cardíacos ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Mesmo diante desses números, a pesquisa sugere que o assunto ainda é desconhecido por pacientes e pouco difundido nos consultórios.

No Brasil, mais de 12 milhões de pessoas têm diabetes- uma população equivalente à maior cidade da América Latina, São Paulo. Na última década, houve um aumento de mais de 61,8% nos casos registrados pelo Ministério da Saúde, fazendo com que os brasileiros figurem na lista daqueles que mais sofrem com a doença no mundo.

O número de óbitos por diabetes, por sua vez, saltou de 54.877 para 61.398 mortes por ano, no período entre 2010 e 2016; um aumento de 11,8% de acordo com os últimos dados disponíveis pelo Ministério da Saúde.

Para entender melhor essa questão global de saúde, a pesquisa do IDF consultou mais de 12 mil pacientes em 133 países. Destes, 600 brasileiros que vivem com a doença foram ouvidos, sendo 37% homens e 63% mulheres, entre 20 e 79 anos.

Entre todos os entrevistados brasileiros, 18% nunca tiveram conhecimento sobre os possíveis riscos da doença para o coração, e 23% sequer lembram de ter comentado a respeito com seus médicos. A falta de informações durante o tratamento é um dos grandes desafios para estabelecer uma nova realidade no controle do diabetes, segundo o médico cardiologista, Dr. José Francisco Kerr Saraiva.

“Aprendemos muito sobre a importância do controle da glicemia para evitar a progressão das doenças cardiovasculares e outras complicações relacionadas ao diabetes. No entanto, percebemos que isso não é suficiente. É preciso falar sobre o combate ao excesso de peso, a pressão arterial e o colesterol elevados, que inicia por mudanças no estilo de vida. Com todas essas medidas somadas, podemos diminuir em até 80% a chance de um paciente vir a ter um problema ligado ao coração”, ressaltou.

A pesquisa do IDF ainda revelou que 63% dos entrevistados brasileiros apresentavam múltiplos fatores de risco para doenças cardiovasculares e/ou já tinham sofrido algum evento cardiovascular. Além disso, embora 88% dissessem confiar em seus médicos durante o tratamento, quase 70% gostariam de mais informações sobre o assunto.

Para Jung Hyun Yoon, gerente médica da Novo Nordisk, empresa global de saúde com mais de 95 anos de liderança no tratamento do diabetes e voltada também para o tratamento de outras doenças crônicas, as inovações a favor da medicina também atuam como importantes aliadas para estabelecer um novo olhar sobre o controle do diabetes.

“A sociedade tem conhecimento das complicações ditas microvasculares do diabetes, como amputação de membros, danos renais e comprometimento da visão, mas não tem a mesma noção em relação à dimensão dos riscos cardiovasculares da doença e que podem até levar as pessoas à morte.

Por isso, o controle adequado do diabetes, aliando estilo de vida saudável e tratamento com medicamentos apropriados, graças aos avanços da medicina, permite hoje que o paciente viva não apenas melhor, com mais qualidade de vida, mas também por mais tempo”, destacou.

Epidemia global

Em toda a América Latina, os números mostram que o diabetes já atinge 28 milhões de pessoas. No Brasil, uma a cada 12 pessoas adultas vive com a doença. Nos Estados Unidos, a situação é ainda pior: a cada 80 segundos, um adulto com diabetes é hospitalizado por conta de problemas no coração. Numa pesquisa com pacientes norte-americanos de 45 anos com diabetes tipo 2, apenas metade reconheceu seus riscos ou já falou sobre eles com seus médicos.

Sobre o diabetes

Caracterizado pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela incapacidade de produzir insulina – hormônio essencial para o controle da glicose – ou por uma disfunção que impede o organismo de usar a substância de forma adequada.

É o caso do diabetes tipo 2, o mais comum, com prevalência de quase 9% da população apenas no território brasileiro. Essa resistência provoca alterações na estrutura vascular e no sistema nervoso, prejudicando o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Fonte: Profile PR Assessoria de Imprensa

Referências

1 – Novo Nordisk – The link between T2D and CVD. Available at: https://www.novonordisk.com/health-care-professionals/talkdiabetes/heart-of-type-2/the-link-between-t2d-and-cvd.html. Last access: April 2019

2 – Know Diabetes By Heart – American Heart Association and American Diabetes Association. United States, 2019. Available at: https://knowdiabetesbyheart.org/. Last access: April 2019.

3 – Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018). Available at: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf. Last access: April 2019

4 – International Diabetes Federation – World Diabetes Day (2018-2019). Available at: https://www.worlddiabetesday.org/. Last access: April 2019

5 – Portal Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz – Taxa de incidência de diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos. Brazil, 2018. Available at: https://portal.fiocruz.br/noticia/taxa-de-incidencia-de-diabetes-cresceu-618-nos-ultimos-10-anosLast access: April 2019

 6 – International Diabetes Federation – Atlas IDF 2017. Available at: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2018/poster-atlas-idf-2017.pdf. Last access: April 2019

7 – O Estado de S. Paulo – Doença cardiovascular é a principal causa de morte entre diabéticos, 2017. Available at:https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,doenca-cardiovascular-e-a-principal-causa-de-morte-entre-diabeticos,70002079513. Last access: April 2019

8 – International Diabetes Federation – Taking Diabetes to Heart, 2018. Available at: https://www.idf.org/our-activities/care-prevention/cardiovascular-disease/taking-diabetes-to-heart.html. Last access: April 2019

9 – Ministério da Saúde – Percentual de homens com diabetes cresce no Brasil, 2018. Available at:http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43717-numero-de-homens-com-diabetes-cresce-no-brasil

Last access: April 2019

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes