Home / Blogueiros de Esclerose Múltipla / Esclerose Múltipla – A visão de um paciente

Esclerose Múltipla – A visão de um paciente

Gustavo San Martin, convive com esclerose, administrador de empresas pela FAAP, fundador da AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose Múltipla. Foto: Dalila Ferreira
Gustavo San Martin, convive com esclerose, administrador de empresas pela FAAP, fundador da AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose Múltipla. Foto: Dalila Ferreira

“Nada é tão importante quanto o paciente saber o que é a doença. Conhecer os seus direitos, saber como agir. A sociedade não entende o que é esclerose múltipla, e isso dificulta nossas relações, diagnósticos e tratamentos”, explica Gustavo San Martin, que convive com Esclerose Múltipla e é fundador da AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose Múltipla.

Além de abordar os custos sociais da doença, Gustavo foi um dos moderadores do I Encontro Nacional de Blogueiros de Esclerose Múltipla, organizado pelo site Blogueiros da Saúde em parceria com a AME e com a ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

Em sua fala, ele reforçou que infelizmente, existe uma ótica um tanto equivocada acerca da patologia, que apresenta muitas vezes mais a doença do que os sintomas. Contudo, é importante saber mais sobre o assunto e manter uma boa relação com o médico para identificar os sintomas. Uma das maiores dificuldades relatadas por pacientes com Esclerose Múltipla é a dificuldade em falar sobre sua condição médica.“Quanto mais se sabe sobre a esclerose múltipla, melhor se convive com a ela”.

O diagnóstico precoce de E.M. pode impedir um menor grau de dano neural. Pacientes diagnosticados tardiamente já apresentam algum tipo de incapacidade neurológica, o que afeta diretamente a sua vida – as atividades profissionais, estudantis, o relacionamento pessoal e familiar.

Conheça: www.facebook.com/amigosmultiplos
Assista à palestra completa:

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) alerta população sobre importância de diagnóstico precoce de doenças reumáticas

São mais de 120 doenças reumáticas, que têm a inflamação e dor nas articulações como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas