Home / Notícias / Gestores serão capacitados para implantar Ouvidoria SUS nos municípios

Gestores serão capacitados para implantar Ouvidoria SUS nos municípios

A implantação e implementação do Serviço de Ouvidoria em instituições prestadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) é tema da oficina que acontece na terça-feira (29), sob o comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento, que reunirá representantes dos 102 municípios alagoanos, vai acontecer às 8h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP), localizado no bairro Farol, em Maceió.

A capacitação será voltada para os profissionais que atuam em unidades que prestam serviços ao SUS no Estado, orientando os que já possuem Ouvidoria e mostrando sua importância aos que ainda não possuem o serviço. A gerente da Ouvidoria SUS de Alagoas, Janaílma Azevedo, destacou que é necessária a participação de todos.

“Contamos com a presença dos gestores para que eles comprovem a importância da implantação da Ouvidoria SUS em seus municípios. O SUS se constrói com a participação coletiva e a Ouvidoria representa uma ferramenta de controle social e aprimoramento das ações executadas pela gestão”, salientou Janaílma Azevedo.

Além de temas sobre a Ouvidoria, os participantes irão conhecer o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), implantado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), e que funciona na Ouvidoria do SUS da Sesau.

“Durante a capacitação vamos apresentar o SIC, que surgiu após a criação da Lei de Acesso à Informação, onde são repassadas informações de direito público”, frisou a ouvidora do SUS em Alagoas.

Num segundo momento, Bruna Cansanção, superintendente de Correição e Ouvidoria, da Controladoria Geral do Estado, irá falar sobre a Lei de Acesso à Informação/Transparência Pública e Serviço de Informação ao Cidadão. À tarde, serão feitas as apresentações sobre as Ouvidorias SUS Alagoas, SUS Municipal e Hospitalar e a oficina será encerrada com um debate.

Fonte: Agência Alagoas

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes