Home / Notícias / Incentivado por solicitações dos pacientes, Ministério da Saúde incorpora tratamento para artrite reumatoide

Incentivado por solicitações dos pacientes, Ministério da Saúde incorpora tratamento para artrite reumatoide

Resultado de Consulta Pública muda decisão do Ministério da Saúde, em atenção a solicitação dos pacientes, o Medicamento Oral: Baricitinibe foi incluído no tratamento da Artrite Reumatoide no SUS

O Ministério da Saúde ampliou o rol de medicamentos ofertados no SUS para tratamento da Artrite Reumatoide (AR).  A decisão foi publicada no Diário Oficial da Uniãoapós a Conitec recomendar, com base em evidências científicas e nas contribuições enviadas pela população, a incorporação do baricitinibe. O medicamento é indicado para pacientes com artrite reumatoide ativa, moderada a grave, com resposta insuficiente ou intolerância a um ou mais medicamentos já disponibilizados no sistema público.

A AR é condição crônica, sem cura, de causa autoimune. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para doença foi publicado em 2019 e já incluía nove medicamentos.

Inicialmente, a recomendação do Plenário foi contrária à incorporação, por considerar que o PCDT disponível no SUS já abrangia diversas opções terapêuticas para a enfermidade. Além disso, em comparação com os tratamentos ofertados, o baricitinibe não demonstrou superioridade econômica e nem melhores resultados.

CONSULTA PÚBLICA

O tema foi colocado em consulta pública por vinte dias e, durante esse processo, foram recebidas 143 contribuições de especialistas e 748 relatos de experiências, enviadas por pacientes, cuidadores e demais envolvidos com o tema.

Essas contribuições trouxeram novos dados e perspectivas sobre o assunto, como a necessidade de aumentar as terapias disponíveis para aqueles pacientes que já utilizaram todas as opções disponíveis no SUS. Também foi mencionada a facilidade de adesão ao tratamento com o medicamento, já que esse é administrado por via oral, em uma dose única diária. Além disso, a empresa fabricante da tecnologia enviou nova proposta de preço, diminuindo o custo pela incorporação.

Por isso, a Conitec entendeu haver argumentos suficientes para modificar o relatório inicial e, assim, recomendou a incorporação do medicamento. Veja aqui o relatório final.

Relatorio_PCDT_ArtriteReumatoide_460_202

Fonte: Conitec

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes