Urologista do Hapvida Saúde explica os principais sintomas e as formas de tratamento
A infertilidade é um problema que atinge homens e mulheres e é definida pela ausência de concepção dentro de um período de 12 meses, com relações sexuais frequentes e sem o uso de método contraceptivo. As causas que acometem apenas os homens podem ter uma variedade de fatores como infecções, alterações hormonais e/ou anatômicas.
Outros motivos podem sugerir que um homem tenha infertilidade como atrofia testicular e varicocele (aparecimento de “varizes” na bolsa escrotal). Para o urologista do Hapvida Saúde, Breno Arcanjo Chaves, o diagnóstico e a investigação devem ser individualizados. “O médico precisa ter uma boa conversa, realizando avalição completa do paciente. Deve ser analisada a história sexual, uso de drogas e medicamentos, cirurgias prévias, doenças crônicas, qualidade e quantidade de espermatozoides, infecções como a caxumba, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)”, afirma o especialista.
A infertilidade também pode surgir sem causa aparente, que é definida como idiopática e corresponde a cerca de 15% dos casos de infertilidade masculina. Trata-se de quando um paciente busca apoio médico, mas o espermograma, exame que avalia o espermatozoide, encontra-se normal, sem nenhuma alteração.
Chaves explica como são realizados os tratamentos para infertilidade masculina. “Consiste na orientação sobre o problema, tratamento das causas reversíveis ou direcionamento para as técnicas de reprodução assistida, quando indicado. Vale ressaltar, para a população em geral, que uma das causas mais comuns de infertilidade masculina é a varicocele, porém é considerada uma causa reversível”, conclui o urologista.
O mais importante é que um urologista de confiança seja procurado pelos homens que apresentam sintomas para que diagnóstico e tratamento possam ser feitos de forma individualizada e efetiva.