Home / Notícias / Médicos e enfermeiros realizam curso para atuar no Serviço Aeromédico

Médicos e enfermeiros realizam curso para atuar no Serviço Aeromédico

Cerca de 30 médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram curso para atuação e aperfeiçoamento no Serviço Aeromédico. A meta foi atualizar os procedimentos que são colocados em prática todos os dias pelos profissionais na hora de fazer o atendimento.

“Temos certeza de que nossos profissionais fazem o melhor para salvar vidas. O treinamento é fundamental não só para a segurança da tripulação, mas, também, para dezenas de pacientes que atendemos todos os meses”, destacou o supervisor do Atendimento Móvel de Urgência do Samu Maceió, Lucas Casado.

Por questões de segurança operacional, todos os profissionais que desempenham ou desejam desempenhar atendimento em aeronaves devem ser submetidos ao treinamento. “Estamos cumprindo a legislação, mas não é somente isso, estamos tornando mais seguro e com maior qualidade os serviços prestados à população”, comentou o coronel André Alessandro Madeiro de Oliveira, chefe Especial Aéreo de Segurança Pública.

Dentre os assuntos abordados, discutiu-se segurança operacional do voo, de acordo com o que determina o Serviço de Aviação Civil, conceitos básicos de gerenciamento de risco, Nível Aceitável de Segurança Operacional (Naso), focos de procedimentos para identificação de perigos, além de um estudo de caso.

No curso foi discutida também fraseologia aérea (comunicação específica), os cuidados no embarque e desembarque, situações de emergência, a implantação do Serviço Aeromédico em Alagoas, legislação, a aeronave (Falcao 04) e suas limitações e segurança de voo.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu, Patrícia Castro Lima da Cunha, o curso teve um diferencial que é a inclusão da fisiologia de voo, além de como os profissionais devem se comportar num atendimento com a aeronave. “Pela qualidade técnica dos profissionais envolvidos, o curso foi de grande utilidade para que possamos fazer um atendimento eficaz e eficiente à população”, destacou.

Foram instrutores do curso o médico Kleber Santana, capitão BM Emilio e capitão PM Victor, capitão PM Patrick, subtenente BM Rosael, sargento BM Thiago e sargento Souza Neto. Pedro Calheiros, do gabinete do vice-governador, participou da capacitação como convidado

O curso foi realizado no hangar do Aeroporto Zumbi dos Palmares e teve uma carga horária de 30 horas com aulas teóricas e práticas (simulado de atendimento).

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes