Home / Notícias / Novartis lança aplicativo para pacientes diabéticos

Novartis lança aplicativo para pacientes diabéticos

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, há aproximadamente 14 milhões de pessoas com Diabetes tipo 2 no Brasil.1 Desse total, apenas 50% são diagnosticados2 e  73% desses pacientes não estão bem controlados.3 Para facilitar o dia a dia de médicos e pacientes no tratamento do diabetes tipo 2, a Novartis desenvolveu o aplicativo Glico2. O objetivo da ferramenta é acompanhar o registro diário de glicemia dos pacientes diabéticos e auxiliar no controle da doença.

“Esse tipo de ferramenta tem se mostrado bastante útil, porque facilita que o paciente tenha um melhor controle da doença e possa compartilhar essas informações com seu médico” comenta Dr. André Vianna, diretor executivo do Centro de Diabetes Curitiba e coordenador do Departamento de Novas Terapias da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Como o paciente acaba tendo acesso a um conteúdo compilado sobre a doença, isso o auxilia na adesão ao tratamento e estabelece um melhor relacionamento com o médico”.

Como funciona?

Com base nos dados diários fornecidos pelo paciente, o aplicativo elabora relatórios de controle glicêmico e planilhas de evolução do tratamento, calcula o índice de massa corporal, dicas de saúde e alerta sobre a compra dos medicamentos. Além disso, todos esses dados podem ser compartilhados com o médico, auxiliando no monitoramento e na gestão diária das medições de glicemia beneficiando a qualidade de vida dos pacientes.

Para utilizar essa ferramenta, é necessário que médicos e pacientes baixem o aplicativo em seu smartphone ou tablet (Android e IOS) ou acessem através de um computador e façam o cadastro. O Glico2 ainda oferece um blog com dicas de alimentação e nutrição, além de receitas saudáveis sobre o diabete tipo 2, atualizado semanalmente. (www.glico2.novartis.com.br)

Programa de Adesão

Pensando em prover soluções inovadoras aos pacientes, além da plataforma para diabéticos, a Novartis, conta com o Vale Mais Saúde (VMS), um programa de adesão ao tratamento.  O VMS visa auxiliar pacientes de doenças crônicas a seguirem as recomendações médicas relacionadas ao tratamento medicamentoso e também às melhorias na dieta, prática de atividades físicas e estilo de vida. O programa, que existe há mais de 10 anos, oferece para mais de 4.5 milhões de pacientes assessoria alimentar, orientações para exercícios pulmonares e físicos, materiais disponíveis na web, além de descontos nos medicamentos das marcas Novartis e Alcon.

 

Sobre Diabetes tipo 2

Diabete tipo 2 é uma doença assintomática e pode ser desenvolvido pelos maus hábitos alimentares e sedentarismo, mas algumas pessoas, especialmente as mulheres, possuem mais propensão3 a desenvolver diabetes. A doença é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, que podem causar sérios problemas de saúde4. Por isso, é importante que os pacientes diabéticos registrem o dia a dia dos testes de glicemia e tenham acompanhamento médico.

Para mais informações sobre diabetes tipo 2, acesse o Portal Diabetes 2 que conta com artigos, notícias e informações médicas para ajudar no tratamento, com dicas de saúde, bem-estar, alimentação e conhecimentos gerais da doença. (www.diabetestipo2.novartis.com.br)

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Divulgado primeiro estudo que liga anticoncepcional ao câncer de mama

Orientação não aponta para a interrupção da pílula, mas para a conversa com o médico, …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas