Home / Notícias / Participe da consulta pública Cancêr de colorretal

Participe da consulta pública Cancêr de colorretal

VOCÊ SABE O QUE É UMA CONSULTA PÚBLICA?

Consulta pública (CP) é um mecanismo de participação da sociedade na construção das políticas públicas referentes à saúde, educação, cultura e outras áreas.
No segmento da saúde, é uma das diretrizes do SUS e está prevista em lei. Ela é usada para receber opiniões, informações e críticas da população a respeito do medicamento ou tecnologia que esteja sendo direcionada ao SUS.
A participação dos pacientes, cuidadores, profissionais da saúde e população em geral é fundamental para se ter uma amostra real dos impactos da doença e das experiências de quem convive com ela.
E, quanto mais pessoas se manifestam à favor, mais chances da voz dos pacientes ser ouvida e da tecnologia ser incorporada!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CÂNCER COLORETAL (CCR)

• É a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil
• É o 2º câncer mais incidente em mulheres, com 17.620 casos
• É o 3º câncer mais incidente em homens
• É esperado um aumento de 70% na incidência desse câncer nas próximas duas décadas
• Cerca de 25% dos pacientes são diagnosticados no estádio metastático

INCLUSÃO DE MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DE COLORRETAL NO SUS

O medicamento Cetuximab, terapia alvo revolucionária para o tratamento de câncer colorretal metastático, reduz a mortalidade de pacientes com CCR e pode proporcionar em média 5 anos a mais de vida para os pacientes metastáticos quando comparado a pacientes que não receberam o medicamento. Porém, ele não está disponível para a população brasileira no SUS.

MAS VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESSE CENÁRIO AGORA PARTICIPANDO DA CONSULTA PÚBLICA!

A consulta pública nº 48 foi publicada no dia 25 de setembro de 2017 e ficará aberta até 16 de outubro de 2017 para manifestação da sociedade civil a respeito da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS relativa à proposta de incorporação do cetuximabe para câncer colorretal metastático.

Veja abaixo o passo-a-passo para se manifestar a favor da inclusão desse importante medicamento no SUS e ajude a garantir que todos os pacientes de CCR metastático tenham mais qualidade de vida e mais anos de vida!

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Mais de 50 mil AVCs podem ser evitados por ano no Brasil – entenda como

Figurando há anos como uma das principais causas de morte no país, o acidente vascular …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas