Home / Notícias / Pneumologista do HCor alerta para riscos de doenças respiratórias no verão

Pneumologista do HCor alerta para riscos de doenças respiratórias no verão

Ar condicionado em excesso, poluição, desidratação e até mesmo a má alimentação são fatores que podem favorecer o aparecimento de inflamações, alergias e até pneumonia

Os casos de pneumonia são considerados frequentes no inverno, muito por conta das baixas temperaturas. O que poucos sabem é que a doença também pode se manifestar no verão. Fatores como poluição do ar (comum nas grandes cidades), desidratação (por conta do calor excessivo) e até a má alimentação podem prejudicar o desempenho da chamada barreira mecânica respiratória.

“Essa barreira é parte das defesas naturais do sistema respiratório. Ela tem início nas narinas que, por meio dos cílios (pelos protetores) e do turbilhonamento aéreo, impedem a passagem de microrganismos, e termina com o fechamento da glote, responsável pela proteção dos brônquios da chegada de eventuais corpos estranhos”, explica o pneumologista Dr. Carlos Carvalho, coordenador do Serviço de Pneumologia do HCor.

Quando essas defesas ficam debilitadas, as chances do desenvolvimento de doenças como pneumonia, mesmo nas estações mais quentes, aumentam consideravelmente. “À medida em que as pessoas transpiram, sem repor o líquido perdido, ou ficam muito tempo expostas à poluição, há um ressecamento da mucosa presente nas barreiras mecânicas respiratórias, que perde parte da capacidade de bloquear bactérias presentes no ar e outros microrganismos, que inclusive podem já estar presentes no corpo do indivíduo, mas que ainda não chegaram aos pulmões”, revela o pneumologista.

Alimentação

Quando não nos alimentamos corretamente, todo o sistema imunológico perde eficiência. Por isso, dependendo da situação, pode ser que o organismo também acabe falhando na tarefa de reter micróbios nocivos à saúde, durante a estação. “De maneira geral, a pneumonia ocorre quando os pulmões são acometidos por uma infecção provocada por bactérias, vírus, fungos ou mesmo reações alérgicas na região alveolar do órgão, onde ocorre a troca gasosa necessária ao processo de respiração. Para que o pulmão esteja saudável, essa região precisa estar sempre livre de microrganismos ou substâncias nocivas”, reforça o médico.

Hábitos saudáveis

Deixar de fumar também pode prevenir a pneumonia no verão, já que o cigarro baixa a imunidade dos pulmões. Outros métodos como lavar as mãos sempre que assoar o nariz, usar o banheiro ou precisar trocar fraldas, por exemplo, ajudam muito. Todos estes cuidados são ainda mais importantes no caso de pessoas que apresentam imunidade mais baixa do que o normal, como portadores de doenças cardíacas ou respiratórias. “Outra possibilidade é a utilização de vacinas. Mas, para isso, é preciso de orientação médica”, aconselha Dr. Carlos.

Choque térmico

O ar condicionado é uma das opções utilizadas para aliviar o calor. Porém, passar longos períodos exposto ao ar frio e seco do aparelho, pode ser prejudicial à saúde, pois aumenta o ressecamento da mucosa e das vias aéreas. Outro tipo de problema é o “choque térmico”. Embora não haja comprovação científica, ao transitar em ambientes com variações extremas de temperatura, os mecanismos de defesa naturais do organismo são mais exigidos e provocam crises alérgicas, principalmente em quem sofre com rinite, sinusite, e outras inflamações e alergias, podendo evoluir para uma pneumonia.

Procure um médico

O tratamento da pneumonia é feito basicamente com antibióticos. Porém, é imprescindível que todo e qualquer tipo de tratamento seja realizado, após uma consulta médica. Quando o paciente é idoso, apresenta febre ou complicações em decorrência da própria doença, como comprometimento da função renal, alteração da pressão arterial ou dificuldade de respirar, normalmente provocada pela baixa oxigenação do sangue, é necessário que ele seja internado, o quanto antes. “Embora seja grave, a pneumonia pode ser prevenida ou revertida com sucesso, quando todos os cuidados necessários são tomados”, conclui o pneumologista do HCor.

Dicas Importantes

• Beber bastante água, mesmo sem sede. Mantenha o corpo bem hidratado. Atenção especial para crianças e idosos.

• Se necessário, aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento.

• Evite atividades físicas outdoor entre às 10h e 16 horas, quando o sol é mais forte.

• Mantenha toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos na hora de dormir, principalmente se houver ar condicionado ou ventilador ligados.

• Mantenha o aparelho de ar condicionado sempre limpo. Troque os filtros uma vez ao ano e limpe os tubos a cada seis meses.

• Durante o banho, aproveite o vapor da água para lubrificar as narinas.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HCor.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes