Home / Notícias / Universidade Aberta do SUS oferece curso a distância sobre direitos autorais

Universidade Aberta do SUS oferece curso a distância sobre direitos autorais

A Universidade Aberta do SUS abriu inscrições para o curso online de Direitos Autorais para Produção de Recursos Educacionais em EAD. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no portal da UNA-SUS.

Após a matrícula, os participantes já podem começar os estudos da primeira unidade, Introdução à propriedade intelectual, direito autoral, direito de software e direito da personalidade.

As outras três unidades serão disponibilizadas posteriormente e abordarão os seguintes temas: Aplicação dos conceitos básicos de propriedade intelectual, direito autoral, direito de software e direito da personalidade; Direitos autorais e recursos educacionais digitais; e Gestão dos direitos autorais.

Com quatro unidades, o curso possui carga horária total de 60 horas e tem como público-alvo os profissionais que compõem as equipes de produção de cursos da Rede UNA-SUS. No entanto, também terá acesso livre e certificação para qualquer pessoa interessada no tema.

Conteúdo

A proposta da qualificação é orientar e esclarecer dúvidas sobre a gestão de direitos autorais dos materiais utilizados em ofertas educacionais de ensino a distância. Os participantes poderão aprender sobre os diretos dos autores dos conteúdos produzidos e o uso de materiais já disponíveis, de modo que direito seja violado.

“Observamos que esse é um tema muito delicado, difícil de ser abordado. Embora as universidades sejam produtoras de conteúdo, a produção de recursos educacionais é uma atividade muito específica, diferente do que as instituições estão acostumadas, se compararmos com a produção de artigos científicos, por exemplo”, destaca Fernanda Monteiro, cientista da informação responsável pelo Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES).

Todo o conteúdo foi baseado na Política de Acesso Aberto e no Guia de Direitos Autorais UNA-SUS, que contém informações e instruções com relação à gestão dos direitos autorais.

“Na produção de cursos, as instituições podem utilizar materiais disponíveis na internet, reaproveitar recursos produzidos por outras universidades da Rede ou criar novos recursos”, explica Monteiro.

Fonte: Portal Brasil, com informações da UNA-SUS

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes