Home / Notícias / Usuário de plano de saúde terá que pagar teste de Covid do próprio bolso

Usuário de plano de saúde terá que pagar teste de Covid do próprio bolso

Os usuários de planos de saúde terão que pagar do próprio bolso o teste de sorologia, exame que identifica a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao novo coronavírus em algum momento, independentemente de apresentarem sintomas da doença. Por unanimidade, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu suspender, ontem, a Resolução Normativa 458 que obrigava a cobertura dos testes de sorologia para Covid-19 pelos planos. A suspensão será válida a partir da publicação no Diário Oficial da União. A diretoria decidiu ainda que a incorporação do exame será debatida em audiência pública ainda sem data para ser realizada.

A ANS já tinha obtido na Justiça a derrubada da liminar que determinou a inclusão do exame no rol de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. Durante a reunião, Rogério Scarabel, presidente substituto da ANS, chamou atenção para o fato de que, em 12 de março, a agência incluiu no rol de coberturas obrigatórias dos planos de saúde o exame SARS-CoV-2 – pesquisa por RT – PCR para diagnóstico e tratamento da Covid-19. Scarabel ressaltou ainda que não há segurança sobre os benefícios e malefícios da incorporação do teste de sorologia.

Para a médica Ligia Bahia, especialista em saúde pública e professora da UFRJ, a decisão reflete o posicionamento equivocado do órgão:

— Os testes sorológicos são úteis em termos populacionais e vêm sendo utilizados para fins de pesquisa. Ou seja, a não cobertura prejudica a possibilidade de o país dispor de informações sobre a transmissão da Covid-19.

A Associação Brasileira de Planos de Saúde, assim como a ANS, reforça que “os testes sorológicos apresentam significativa taxa de falsos positivos”. Na avaliação de Igor Britto, diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é um absurdo de negar a importância do exame sorológico:

— O PCR tem sua importância, mas o teste de sorologia é o que permite ver a reação do organismos pós-sintomas ou dos assintomáticos.

Fonte: Jornal Extra/Idec.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes