Home / Notícias / VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece nos dias 26 e 27 em São João da Barra

VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece nos dias 26 e 27 em São João da Barra

Com a temática “A Matemática está em tudo”, acontece quinta e sexta-feira, 26 e 27 de outubro, a VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMUCTI), das 9h às 16h30, no CIEP 265-Municipalizado Profª Gladys Teixeira, em São João da Barra. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o evento terá 26 estandes de escolas e de instituições parceiras. Projetos de alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental abordarão temas como: “Aquaponia na Escola”; “Entretenimento com Matemática”; “Atafona: uma comunidade submergindo”; “Horta medicinal no ensino de Ciências e Matemática”, entre outros.

A abertura oficial acontece na quinta-feira, 26, com apresentação do Hino Nacional pela orquestra Violões Encantados, patrocinada pela empresa TechnipFMC. A partir das 9h30, representantes da Fundação Cecierj iniciarão a avaliação dos projetos dos estudantes do 2º segmento. Após o almoço, a Feira retorna com as visitações às 13h, e haverá dinâmica –relacionando a música com a Matemática – com a Orquestra Violões Encantados, às 15h.

Na sexta-feira, 27, às 9h, prossegue a visitação e as avaliações dos projetos. Às 10h, acontece a culminância da gincana – SEMEC, escolas municipais, IFF/SJB e Ação Comunitária: “Atafona com Amor”.  Retornando às 13h, o espaço estará aberto à visitação da comunidade. Às 14h, haverá apresentação com Bandas e Fanfarras. Finalizando, às 16h, entrega de premiações aos vencedores dos projetos.

Para o coordenador de Projetos Educacionais e Ambientais da SEMEC, Marcelo Almeida, “a Feira tem como objetivo apresentar a Matemática como um facilitador na vida diária, aprimorando a relação ensino/aprendizagem da ciência exata, e desmistificar a história de ‘bicho papão’, além de mostrar como funciona o trabalho interdisciplinar entre as ciências da Natureza e a Matemática, de forma a contribuir para uma formação integradora do conhecimento e estímulo à curiosidade”.

São parceiros na FEMUCTI: Espaço da Ciência; IFF; Programa de Nutrição e Alimentação Escolar/SEMEC, Programa Mais Educação/SEMEC; secretarias de Agricultura e Transportes; FAETEC; SENAI; Ação Comunitária: Atafona com Amor; Marinha do Brasil; PELAG e Porto do Açu Operações S/A – Consultoria Econservation – Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas.

Os projetos de pesquisas vencedores participarão da XI FECTI- Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada pela Fundação Cecierj, onde os estudantes vão expor seus trabalhos ao público e à comissão de avaliação. Ao final do evento, os alunos e professores receberão certificados de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Mais de 50 mil AVCs podem ser evitados por ano no Brasil – entenda como

Figurando há anos como uma das principais causas de morte no país, o acidente vascular …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas