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Colesterol: o que você deve saber a respeito

Mais de 300 mil brasileiros morrem anualmente em decorrência de doenças cardiovasculares, cujo principal fator de risco é o colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Visando conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis para controlar os níveis de gordura no sangue, estabeleceu-se em 8 de agosto o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Ao contrário do que as pessoas costumam pensar, o colesterol nem sempre é vilão. Trata-se de uma gordura não solúvel que é transportada pelo sangue até as células por meio das lipoproteínas LDL e HDL. Essencial para o bom funcionamento do organismo, o colesterol do tipo HDL é responsável pela produção de hormônios, proteínas e ácidos biliares que ajudam na digestão, além de ser um componente estrutural das membranas celulares. Já o colesterol considerado ruim é o do tipo LDL, uma gordura de baixa densidade que, em excesso, aumenta o risco de complicações cardiovasculares.

“O excesso do colesterol na forma de LDL pode formar placas de gorduras na parede das artérias, condição chamada de aterosclerose, o que dificulta o fluxo sanguíneo ou até mesmo obstrui esta passagem, aumentando o risco de doenças cardiovasculares graves, levando ao infarto e derrame”, explica a diretora de Relacionamento com Prestadores de Saúde e Odonto da SulAmérica, Dra. Tereza Veloso.

Grande parte dessa gordura é produzida pelo fígado, porém cerca de 30% chega através da alimentação, por isso uma dieta desequilibrada pode provocar e agravar os níveis de colesterol. “O desequilíbrio nas taxas de colesterol pode se originar por diversas causas, como hereditariedade e diabetes, porém um dos fatores mais comuns é, de fato, o de um estilo de vida inadequado, principalmente com uma alimentação desregulada”, completa a especialista.

Adotar hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenção, de acordo com a médica. Recomenda-se evitar frituras, alimentos industrializados e excesso de carboidratos na alimentação, priorizando as frutas, verduras e fibras na dieta. A Sociedade Brasileira de Cardiologia defende, ainda, o consumo de alimentos ricos em Ômega 3, como salmão, sardinha e atum, que contribuem para a diminuição dos triglicérides e da pressão arterial. Além disso, a prática de atividades físicas, por ao menos 30 minutos diários, é essencial para a queima de calorias e a produção de enzimas que ajudam a controlar a quantidade de gordura no organismo. Buscar acompanhamento médico é fundamental.

Sobre a SulAmérica

A SulAmérica é a maior seguradora independente do Brasil, com uma rede de distribuição de mais de 30 mil corretores independentes. Fundada em 1895, a companhia possui mais de 5 mil funcionários e atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares, vida, além de outros segmentos, como previdência privada, investimentos e capitalização. A SulAmérica tem mais de 7 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2016, a companhia registrou receitas totais de R$ 16,8 bilhões.

Sobre Priscila Torres

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O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR.
Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social “Jornalismo” na Faculdades Unidas Metropolitanas.

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um comentário

  1. Parabéns pela matéria, me agregou muito

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