Home / Notícias / Dia mundial do Leite: 3 benefícios encontrados na bebida

Dia mundial do Leite: 3 benefícios encontrados na bebida

Dia 01 de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada pela Organização das nações unidas para agricultura e alimentação com o objetivo principal de incentivar o consumo de lácteos à população.

O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, estando à frente de produtos como arroz e café. O país produz cerca de 33,6 bilhões de litros atualmente e, o rebanho leiteiro do Brasil, é o segundo maior do mundo. São cerca de 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite.

Na alimentação, o leite é um dos alimentos mais próximos da perfeição. É rico em carboidrato e a principal fonte de cálcio para a nutrição humana. O alimento também está associado ao fortalecimento imunológico e dos dentes, à prevenção de doenças, desidratação, osteoporose e até mesmo pode prevenir algumas formas do câncer.

Em Minas Gerais, o leite faz parte da alimentação dos mineiros. O café com leite pela manhã, o pão de queijo e o próprio queijo são alguns dos alimentos cujo consumo é diário e o leite é a matriz dos ingredientes.

Conheça a seguir três benefícios do leite na nossa alimentação:

  • Auxilia no crescimento

O leite é rico em cálcio, e o mineral é o mais importante para um crescimento saudável e para o bom funcionamento e a reconstituição dos ossos e do sistema esquelético. A falta do leite pode levar a doenças como a osteoporose.

  • Controle do humor e da depressão

O leite de vaca e seus derivados são comumente fortificados com vitamina D devido ao seu amplo consumo pela população. Níveis adequados de vitamina D dão suporte à produção de serotonina, um hormônio associado ao humor, ao apetite e ao sono. A deficiência de vitamina D pode ser associada à depressão, fadiga crônica e sintomas da TPM.

  • Pode prevenir o câncer

Há evidências consideráveis de que o leite atua na prevenção de alguns tipos de câncer. Entre eles o de mama e o colorretal.O cálcio e uma gordura que ocorre naturalmente em produtos lácteos, conhecida como Ácido Linoleico Conjugado (CLA), e são as substâncias apontadas por pesquisadores como os componentes que protegem contra o câncer do cólon.

Um estudo sueco feito recentemente com 45 mil homens mostrou que homens que tomavam de um copo e meio de leite por dia ou mais tinham 35% menos risco de desenvolver a doença do que aqueles que ingeriam menos de dois copos por semana.

Outro estudo realizado com mais de 40 mil mulheres norueguesas descobriu que aquelas que tomaram leite quando crianças e continuaram na vida adulta tiveram um risco menor de desenvolver câncer de mama.

E ai, já consumiu seu copo de leite hoje? A ONU recomenda consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. O ideal é ingerir um copo de 200 ml da bebida, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.

Fonte: http://belohorizonte.com.br/dia-mundial-do-leite-3-beneficios-encontrados-na-bebida/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pacientes oncológicos podem viajar?

Especialista alerta para os cuidados que pacientes que enfrentam câncer devem tomar na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas