Home / Notícias / Dia mundial do Leite: 3 benefícios encontrados na bebida

Dia mundial do Leite: 3 benefícios encontrados na bebida

Dia 01 de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada pela Organização das nações unidas para agricultura e alimentação com o objetivo principal de incentivar o consumo de lácteos à população.

O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, estando à frente de produtos como arroz e café. O país produz cerca de 33,6 bilhões de litros atualmente e, o rebanho leiteiro do Brasil, é o segundo maior do mundo. São cerca de 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite.

Na alimentação, o leite é um dos alimentos mais próximos da perfeição. É rico em carboidrato e a principal fonte de cálcio para a nutrição humana. O alimento também está associado ao fortalecimento imunológico e dos dentes, à prevenção de doenças, desidratação, osteoporose e até mesmo pode prevenir algumas formas do câncer.

Em Minas Gerais, o leite faz parte da alimentação dos mineiros. O café com leite pela manhã, o pão de queijo e o próprio queijo são alguns dos alimentos cujo consumo é diário e o leite é a matriz dos ingredientes.

Conheça a seguir três benefícios do leite na nossa alimentação:

  • Auxilia no crescimento

O leite é rico em cálcio, e o mineral é o mais importante para um crescimento saudável e para o bom funcionamento e a reconstituição dos ossos e do sistema esquelético. A falta do leite pode levar a doenças como a osteoporose.

  • Controle do humor e da depressão

O leite de vaca e seus derivados são comumente fortificados com vitamina D devido ao seu amplo consumo pela população. Níveis adequados de vitamina D dão suporte à produção de serotonina, um hormônio associado ao humor, ao apetite e ao sono. A deficiência de vitamina D pode ser associada à depressão, fadiga crônica e sintomas da TPM.

  • Pode prevenir o câncer

Há evidências consideráveis de que o leite atua na prevenção de alguns tipos de câncer. Entre eles o de mama e o colorretal.O cálcio e uma gordura que ocorre naturalmente em produtos lácteos, conhecida como Ácido Linoleico Conjugado (CLA), e são as substâncias apontadas por pesquisadores como os componentes que protegem contra o câncer do cólon.

Um estudo sueco feito recentemente com 45 mil homens mostrou que homens que tomavam de um copo e meio de leite por dia ou mais tinham 35% menos risco de desenvolver a doença do que aqueles que ingeriam menos de dois copos por semana.

Outro estudo realizado com mais de 40 mil mulheres norueguesas descobriu que aquelas que tomaram leite quando crianças e continuaram na vida adulta tiveram um risco menor de desenvolver câncer de mama.

E ai, já consumiu seu copo de leite hoje? A ONU recomenda consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. O ideal é ingerir um copo de 200 ml da bebida, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.

Fonte: http://belohorizonte.com.br/dia-mundial-do-leite-3-beneficios-encontrados-na-bebida/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Políticas Públicas de combate a violência e trabalho infantil são discutidas em Comissão

A Comissão da Criança, Adolescente e Juventude da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas