Home / Notícias / Novos dados revelam a extensão do déficit proteico energético em pacientes de hospitais da América Latina

Novos dados revelam a extensão do déficit proteico energético em pacientes de hospitais da América Latina

Em todo o mundo, entre 20% e 50% dos pacientes hospitalares correm risco de desnutrição.1-7 Uma alta prevalência de doenças relacionadas à desnutrição e ao déficit energético em pacientes criticamente doentes impacta negativamente nos resultados clínicos.8-13 Um primeiro passo para a prevenção é a triagem adequada destes pacientes.

Como parte da iniciativa multinacional denominada “Unidos pela nutrição clínicaʺ, a Fresenius Kabi, empresa de saúde global especializada em nutrição clínica, contou com a colaboração de hospitais em oito países da América Latina – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru – para organizar o “Screening Day América Latina.”

No Brasil, fizeram parte deste projeto 14 hospitais com a participação de inúmeros médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos para avaliar a atual prática de nutrição clínica em pacientes criticamente doentes.

No geral, dados de mais de 1.000 pacientes em toda a América Latina estão disponíveis e proporcionam uma compreensão inicial sobre o seu estado nutricional, bem como a presença de déficit proteico energético. Essas conclusões serão apresentadas pela Dra. Karin Papapietro, uma das principais pesquisadoras do “Screening Day América Latina”, durante o Congresso da FELANPE deste ano, que será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro em Florianópolis, Santa Catarina.

“Dentro da UTI, muitas vezes o paciente recebe apenas metade do que ele deve consumir do ponto de vista nutricional, por várias razões”, diz o Dr. Paulo Ribeiro, chefe da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. “Então, a importância do “Screening Day na América Latina” é documentar esse cenário para sabermos o que realmente está acontecendo e nos concentrarmos nessas dificuldades”.

Os resultados desta iniciativa apresentarão uma visão importante sobre a frequência do déficit calórico e a atual manejo nutricional dos pacientes hospitalizados criticamente doentes. Esses resultados permitirão adaptar os padrões, além de melhorar as rotinas dos hospitais, o uso de recursos e os processos.

‟Uma nutrição clínica adequada é de vital importância para a recuperação do paciente”, enfatiza o professor Jean-Francois Baron, vice-presidente e diretor médico regional da Fresenius Kabi na América Latina. “A identificação precoce, independentemente da idade ou da condição do paciente, é fundamental para permitir o tratamento adequado. É essencial que os profissionais de saúde tenham essa consciênciaʺ.

Lançada em maio de 2015, a iniciativa “Unidos pela nutrição clínica” visa apoiar os profissionais da saúde em toda a América Latina fornecendo ferramentas de suporte a terapia nutricional, baseadas em dados, online e offline, proporcionando condutas mais adequadas de nutrição clínica a pacientes criticamente doentes.

edelmanstrip_67883_1_full
Sobre a Fresenius Kabi

A Fresenius Kabi é uma empresa global de saúde especializada em medicamentos que salvam vidas e tecnologias para nutrição clínica, infusão e transfusão. Nossos produtos e serviços ajudam no tratamento de pacientes com doenças graves e crônicas. Com nossa filosofia corporativa de “caring for life”, estamos comprometidos em colocar as tecnologias e os medicamentos essenciais nas mãos de pessoas que ajudam os pacientes a encontrar as melhores respostas para os desafios que enfrentam.

Para mais informações, acesse: http://www.unidospelanutricaoclinica.com.br/ e http://www.fresenius-kabi.com.br/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Mais da metade dos cânceres no Brasil são detectados em fase avançada

O câncer já é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas