Home / Notícias / Dia Mundial da Voz: conheça os malefícios do cigarro para a saúde vocal e respiratória

Dia Mundial da Voz: conheça os malefícios do cigarro para a saúde vocal e respiratória

O tabaco causa irritação, secreção e danos às pregas vocais. Também é a principal causa para a DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

 

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, data celebrada para conscientizar a população sobre a importância da voz assim como promover conhecimento dos principais sinais e sintomas que auxiliem no diagnóstico precoce de doenças relacionadas com o aparelho respiratório. Um dos malefícios do cigarro para a saúde vocal é a secreção, o que também é um dos sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), denominação usada para classificar a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. A DPOC é uma doença que atinge 7 milhões de pessoas no País e é a 4ª causa de morte no mundo; além da dificuldade de respirar, leva ao cansaço progressivo e constante, o que impossibilita uma série de atividades de rotina.

“Normalmente, as pessoas concluem que a falta de ar, cansaço, tosse frequente e aumento na produção de muco (pigarro) são próprios do cigarro e do envelhecimento, porém esses são fortes indícios de DPOC.“ comenta o Dr. Júlio Abreu,  pneumologista do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário de Juiz de Fora. “Com a persistência desses sintomas, é imprescindível a consulta com um pneumologista. Como a doença não tem cura, é fundamental procurar a ajuda de especialistas antes que os pulmões fiquem muito comprometidos” completa.

Parar de fumar e evitar a exposição de diversos poluentes, que também aumentam o risco de desenvolver DPOC, são algumas das medidas preventivas recomendadas por especialistas. Gilberto Pucca, portador de DPOC há 15 anos e presidente da Associação Brasileira de Pacientes Portadores de DPOC (ABP-DPOC), chama atenção para a importância da conscientização sobre o tema “Auxiliamos centenas de pacientes e observamos que conforme a DPOC evolui, a função pulmonar piora, podendo limitar bastante a atividade física, impedindo o paciente de levar uma vida plena. Isso pode tornar as pessoas receosas, ansiosas, isoladas e deprimidas” pontua. Na última década, a média de gastos com internações por DPOC chegou a R$ 100 milhões, o dobro investido nos anos 1990 – o que indica a crescente incidência da doença e preocupação com essa questão de saúde pública.

Sobre a DPOC

A OMS projeta que em 2020 a DPOC será a terceira causa de morte no mundo.  A DPOC atinge 210 milhões de pessoas,um em cada dois brasileiros nunca ouviu falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfermidade que atinge 7 milhões de pessoas no país e é a 4ª causa de morte no mundo. Causada principalmente pelo tabagismo, a DPOC leva à dificuldade de respirar e ao cansaço progressivo e constante, impossibilitando uma série de atividades de rotina. Todos os anos, a DPOC leva a óbito cerca de 40 mil brasileiros, o equivalente a quatro pacientes por hora, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença custa aos cofres públicos aproximadamente R$ 100 milhões por ano.

Segundo o Gold – Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – um programa mundial que atua com objetivo de sistematizar, padronizar e orientar o diagnóstico e tratamento da DPOC, existem cinco perguntas básicas que ajudam o profissional de saúde a identificar pacientes que podem ter a doença, e que podem estar confundindo os sinais como parte do processo de envelhecimento:Possui mais de 40 anos

Fumante ou ex-fumante;

Tosse frequente;

Expectoração ou “catarro” constante;

Cansaço ou dificuldade para respirar, como subir escadas ou caminhar.

Referencias:

Gonzalez J, Carpi A. Early effects of smoking on the voice: a multidimensional study. Med Sci Monit. 2004;10(12):CR649-56.

Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for the Diagnosis, Management and Prevention of COPD [Internet] 2015. [Acesso em 07/Abri/2016] Disponível em: http://www.goldcopd.org/guidelines-global-strategy-for-diagnosis-management.html

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Histórico da Campanha [Internet] 2016 [Acesso em 07/Abri/2016]. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz/historico.html

Ministério da Saúde do Brasil. [Internet]. [Acesso em 13/Abri/2016] Disponivel em:

http://www2.datasus. gov.br/DATASUS/index.php?area=02033

World Health Organization. Chronic of respiratory disease. Burden of COPD. [Internet]. [Acesso em 07/abril/2016] Disponivel em:

http://www.who.int/respiratory/copd/burden/en/index.html

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pacientes oncológicos podem viajar?

Especialista alerta para os cuidados que pacientes que enfrentam câncer devem tomar na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas