Home / Notícias / Para um coração saudável cuide de todo o corpo – 29/09 Dia Mundial do Coração

Para um coração saudável cuide de todo o corpo – 29/09 Dia Mundial do Coração

Qual a melhor forma de manter a saúde do coração em dia? Segundo o cirurgião cardiovascular do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Renato Arnoni, deve-se evitar fatores de risco, como excesso de peso, maus hábitos alimentares, entre outros.

Neste contexto, a obesidade merece atenção redobrada dos brasileiros. Para se ter uma dimensão, atualmente o País conta com cerca de 30 milhões de obesos, segundo último estudo da revista científica Lancet.

“O principal ponto é conscientizar as pessoas que o coração ficará ‘feliz’ com uma alimentação equilibrada, peso adequado e rotina de atividade física. Desta maneira, o paciente reduzirá as chances de ter hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia (colesterol alterado)”, afirma.

Arnoni indica ainda a prática de atividade física ao menos três vezes por semana, em torno de 40 minutos, pois o sedentarismo é outro fator de risco para a saúde do coração. Além disso, manter hábitos saudáveis, como não fumar e evitar passar por momentos de muito estresse, são ótimos aliados do coração.

“Para conservar o coração o mais importante é a prevenção, ou seja, o controle dos fatores predisponentes à ocorrência da doença cardíaca”, conclui o especialista.

Apesar das dicas, o cirurgião lembra que é primordial manter a rotina de exames e visitas ao cardiologista.

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Estimativa de 600 mil novos casos de câncer no Brasil alerta para a importância de práticas saudáveis

As estimativas de incidência de câncer no Brasil são alarmantes. Dados divulgados recentemente pelo Instituto …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas