Home / Notícias / Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A pandemia de Covid-19 tirou do centro do debate outras doenças, naturalmente ganhando foco por sua extensão e letalidade. No entanto, diagnósticos como o de tuberculose continuam acontecendo e precisam ser alertados entre a população.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 5 mil pessoas perdem a vida em razão da tuberculose todos os anos, posicionando-se entre as dez principais causas de morte no mundo, com 10 milhões de casos por ano e mais de 1 milhão de óbitos. São índices graves, especialmente quando se trata de uma doença curável em praticamente todos os casos, desde que o tratamento seja feito corretamente.

Assim como a Covid-19, a tuberculose geralmente afeta os pulmões. Nas duas doenças, o paciente também pode apresentar tosse e febre e, embora os métodos de transmissão sejam ligeiramente diferentes, aplicam-se a ambas medidas preventivas como controle e prevenção de infecções, cuidados com a tosse e segregação de casos suspeitos.

Apesar de ter cura, o principal motivo para a tuberculose continuar causando mortes no país é justamente o abandono do tratamento que dura, em média, seis meses e é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo com a melhora dos sintomas já nas primeiras semanas, a cura só é garantida ao final da terapia.

Por isso, neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Dr. Igor Santos, médico radiologista e superintendente de Inovação da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), reforça a importância da prevenção e tratamento precoce da doença.

Fonte: Assessoria de imprensa.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes