Home / Notícias / Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A pandemia de Covid-19 tirou do centro do debate outras doenças, naturalmente ganhando foco por sua extensão e letalidade. No entanto, diagnósticos como o de tuberculose continuam acontecendo e precisam ser alertados entre a população.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 5 mil pessoas perdem a vida em razão da tuberculose todos os anos, posicionando-se entre as dez principais causas de morte no mundo, com 10 milhões de casos por ano e mais de 1 milhão de óbitos. São índices graves, especialmente quando se trata de uma doença curável em praticamente todos os casos, desde que o tratamento seja feito corretamente.

Assim como a Covid-19, a tuberculose geralmente afeta os pulmões. Nas duas doenças, o paciente também pode apresentar tosse e febre e, embora os métodos de transmissão sejam ligeiramente diferentes, aplicam-se a ambas medidas preventivas como controle e prevenção de infecções, cuidados com a tosse e segregação de casos suspeitos.

Apesar de ter cura, o principal motivo para a tuberculose continuar causando mortes no país é justamente o abandono do tratamento que dura, em média, seis meses e é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo com a melhora dos sintomas já nas primeiras semanas, a cura só é garantida ao final da terapia.

Por isso, neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Dr. Igor Santos, médico radiologista e superintendente de Inovação da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), reforça a importância da prevenção e tratamento precoce da doença.

Fonte: Assessoria de imprensa.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Terapia de Pressão Negativa para Feridas do Pé Diabético tem cobertura obrigatória no plano de saúde

Procedimento está disponível para usuários dos planos de saúde e ajuda os pacientes com diabetes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *