Home / Notícias / Alunos da Mauá desenvolvem projetos voltados para o cuidado e a segurança dos idosos

Alunos da Mauá desenvolvem projetos voltados para o cuidado e a segurança dos idosos

Preocupados com os cuidados que pessoas na terceira idade precisam ter, alunos do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram como trabalhos de conclusão de curso, projetos voltados para a segurança e o bem-estar dos idosos.

Motivados pelo envelhecimento da população, as dificuldades enfrentadas e a evolução da tecnologia, os alunos Paulo Coronado, Rafael Caielli e Ricardo Kannebley, do curso de Engenharia de Computação da Mauá, criaram um sistema que tem como objetivo auxiliar na identificação de riscos de quedas. O modelo, que promete identificar um acidente com 97,5% de acerto, é composto por uma câmera inteligente integrada a uma aplicação de Inteligência Artificial, que identifica a ocorrência da queda e emite um alerta via e-mail para um familiar, cuidador ou responsável.

Ainda pensando na segurança dos idosos, os estudantes Bruno Caruso e Ronaldo Macarrão Junior, do curso de Engenharia Eletrônica, desenvolveram uma pulseira para monitoramento de emergências e detecção de quedas também, proporcionando uma maneira rápida e automática de localização, e aviso aos contatos de emergência via aplicativo. Explorando tecnologias presentes no mercado, a ideia foi criar um hardware com interface simples e de fácil manipulação, para que qualquer pessoa possa utilizar o dispositivo.

Já os estudantes Daniel Russo e Douglas da Silveira, do curso de Engenharia Elétrica, apostaram em uma tecnologia capaz de embarcar diversos sensores úteis para o monitoramento de ambientes. A ideia é acompanhar remotamente ações rotineiras, criar um padrão, e confrontar as leituras diárias para identificar atitudes fora do comum.

Inspirado em parentes dos integrantes do grupo que estão em diferentes estágios de Alzheimer, o objetivo é evitar atitudes como esquecer o gás ou fogão ligados, acompanhar quanto tempo o idoso passa deitado no sofá ou na cama, movimentações noturnas, identificar se uma porta foi aberta, entre outras coisas.

Tendo como objetivo ajudar na prevenção da depressão, que pode inclusive desencadear doenças neurológicas e/ou físicas principalmente na população com 60 anos ou mais, os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, Leonardo Silva, Lívia Fanucchi, Lucas Accarini e Lucas Cardoso, desenvolveram um robô de companhia para idosos. No formato de um urso de pelúcia, a solução é composta por dois jogos (quebra-cabeça e jogo da memória), propõe atividades como se exercitar e ouvir música, além de possuir a função de agenda e lembretes, capturar imagens e gerar relatórios diários de atividades.

Os projetos estarão expostos durante a Eureka 2019. O evento, que ocorre no Instituto Mauá de Tecnologia entre os dias 25 e 27 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul, é gratuito e aberto ao público.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 57 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 53 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes